Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 05.12.24 - 13h23

13ª Mostra de Circo do Recife começa nesta sexta-feira

img_alt

Programação que encerra o calendário de festivais culturais realizados pela Prefeitura do Recife, espalhará mais de 60 trupes e atrações por 12 locais da cidade, entre os próximos dias 6 e 12 de dezembro. Atividades são gratuitas. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Encerrando a temporada de festivais culturais promovidos pela Prefeitura do Recife e dedicados a diversas linguagens culturais, será realizada, entre os próximos dias 6 e 12, a 13ª Mostra de Circo do Recife. Com programação gratuita como sempre, ampliada e descentralizada como nunca, a mostra, realizada pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, apresentará o número recorde de 66 grupos e artistas, convidando públicos de todas as idades e geografias recifenses ao riso e à emoção.

Homenageando o Palhaço Pinóquio, a programação, que celebra a arte de resistência do picadeiro, assegurando palcos e públicos para antigos e novos  grupos, trupes e artistas em atividade no estado, irá se espalhar por 12 diferentes polos na cidade, entre unidades do Compaz, Parque Dona Lindu e Praça da Várzea, que os circenses da cidade escolheram como palco orgânico, apresentando-se uma quinta-feira a cada mês, para encher o bairro de truque, magia, palhaçaria e sorriso. A praça será o derradeiro palco da Mostra, no último dia de programação.

“É muito importante assegurar palcos, públicos e fôlego para o circo. É um compromisso que confirmamos e ampliamos este ano, com as tradições culturais mais antigas da cidade, que falam das nossas origens culturais. Não poderia haver um final mais feliz para um segundo semestre de tantos festivais e iniciativas culturais realizadas pela Prefeitura do Recife”, celebra a secretária Milu Megale.

“O circo é uma celebração ao futuro da cultura na cidade. Investir nessa tradição é uma estratégia fundamental e urgente, de formar novas gerações de plateias para nossa produção artística”, acrescenta o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto.

A Mostra também alcançará, pela primeira vez, o Parque do Caiara, na Iputinga, além de duas escolas públicas, uma creche e um hospital. No Teatro Hermilo Borba Filho, que fez sua estreia como picadeiro da Mostra no ano passado, a programação será reforçada, ganhando mais dias, artistas e números. Serão três dias de atividades no Hermilo, contra um só, em 2023.

Será lá, no palco de um dos mais concorridos e versáteis teatros da cidade, que os circenses da cidade celebrarão outro grande destaque desta 13ª edição: as comemorações do Dia do Palhaço, na próxima terça-feira (12), com vários números, das 19h às 21h. “A celebração foi uma proposta da própria classe, aprovada e incorporada pela Prefeitura. Aliás, esta edição foi bastante colaborativa, atendendo a pleitos bem importantes dos artistas do circo pernambucano”, conta o coordenador da Mostra, Dado Sodi.

Mas entre todas as novidades, o elenco é o grande diferencial desta edição, que inova na quantidade e também na diversidade de artistas. Além de contemplar as tradicionais trupes e famílias circenses do estado, como Circus, Alves, Kowalski, Mônaco e Nawellington, em circulação há anos com muitas gerações de talentos e dedicações, a Mostra contempla também a renovação do circo pernambucano, subindo lonas e abrindo cortinas para novas gerações e propostas artísticas que estão chegando aos picadeiros da cidade.      

Sobre o homenageado - Josué Pereira, hoje conhecido como palhaço Pinóquio, entrou na vida circense em 1971, tendo atuado em todo tipo e tamanho de trupe, debaixo de grandes e pequenas lonas e diante de vários perfis de público, nas mais diversas cidades e localidades. Ex-cortador de cana, não teve dificuldade para se adaptar à lida pesada do circo, desenvolvendo as mais diversas habilidades, do malabarismo à palhaçaria, do trapézio à magia, da perna de pau à ventriloquia.

Oficinas - A 13ª Mostra de Circo do Recife terá ainda etapa formativa, para qualificar artistas para os picadeiros da cidade. Entre os dias 10 e 12, será ministrada a oficina “Introdução à Roda CYR”, conduzida pelo artista pernambucano Marcio Sá, da nova safra do circo recifense, que confirma um futuro de muito riso, surpresa e encantamento para as próximas gerações de plateias da cidade.

Além disso, o mágico Mickael Marvey oferecerá uma oficina de iniciação à mágica para professores da rede pública municipal, em uma articulação inédita com a Secretaria de Educação. A mesma oficina será oferecida também para os jovens atendidos pelo Casarão das Artes, no Pilar.

 

13ª MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE

De 6 a 12 de dezembro

 

SEXTA-FEIRA (6)

Sítio Trindade

15h30 às 18h30 - Números “Bandinha Circense do Recife” e “O Mágico Cigano”; Abertura e homenagem; Espetáculo “Disney Circo, do Circo da Família Vidal”; Número “Circo KKK”, do Palhaço Pinóquio”; Espetáculo “Circo Mágico Alakazam”. Com apresentação da Palhaça Gardênia

 

SÁBADO (7)

Sítio Trindade

15h30 às 19h30 - Número “Os Palhaços Músicos”; Espetáculo “Circo Águia Dourada”; Números: “Os Palhaços Músicos”, “A Magia de Paul Magic”; Espetáculo “O Espetacular Circo Amazonas”; Número “Os Palhaços Músicos”; Espetáculo “Encantado”, do Circo Malandrinho. Com apresentação do Palhaço Malandrinho

 

Parque Dona Lindu

16h às 18h - Espetáculos “Nordestinados in Circus”, da Trupe Circus e “Circo Cheirozito Pop Show”

 

DOMINGO (8)

Parque Dona Lindu

16h às 18h - Espetáculos “Balaio”, dos Irmãos Gandaia; “O circo itinerante é arte e cultura para o povo”, da Família Alves. Com apresentação da Palhaça Dolores

 

Parque do Caiara

16h às 18h30 - Vivências circenses; Intervenção “Bandinha Circense do Recife”; Espetáculos “Rastro de Alegria”, do Circo Puma; Circo Grand Londres; “Moleza e Gentileza Show”. Com apresentação de Cafuné, O Palhaço Andarilho

 

Teatro Hermilo Borba Filho

18h às 20h - Números “Missão Im-pos-sí-vel” e “Artigo de Vitrine”, de Mainá Souza; Espetáculo “Pequenos Abismos”, de Marcio Sá. Com apresentação de Palhaço Wago e Palhaça Baju

 

SEGUNDA-FEIRA (9)

Escola Municipal Clarice Lispector (Ipsep)

10h - Espetáculo “Em Busca de Emprego”, da Cia Assalariada de Variedades

 

Creche Municipal 8 de Março (Ibura)

15h - Espetáculo “Circômico Show”, da Cia Garrett Circus

 

TERÇA-FEIRA (10)

Hospital Pediátrico Helena Moura 

10h - Números: “Mágica na Minha Mão”, com Mágico Lander; e “Bolacha e o Diabolô”, com Bruno Lima

 

Compaz Miguel Arraes (Caxangá)

10h - Espetáculo “Se não Fosse Mágica”, da Cia Brincantes de Circo

 

Compaz Paulo Freire (Ibura)

10h - Espetáculo “Circo Trupiada”, da Trupe Circoluz

 

Compaz Ariano Suassuna (Abdias de Carvalho)

15h - Espetáculo “Dunga in Concert”, com Davison Wescley

 

Teatro Hermilo Borba Filho

19h às 21h - Dia do Palhaço

 

QUARTA-FEIRA (11)

Escola Municipal Casarão do Barbalho (Iputinga)

10h- Espetáculo “Desentupirada”, de Natalia Lua

 

Compaz Ariano Suassuna (Abdias de Carvalho)

15h - Espetáculo “Um Show de Riso e Alegria”, do Circo Nawellington

 

Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha)

15h - Espetáculo “A Menina dos meus Olhos”, do Circo Kowalski

 

Teatro Hermilo Borba Filho

19h às 21h - Números: “Palhaço Pinóquio”, do Circo KKK; “Three Time”, de João Fernando; “A Mágica Perfeita”, de Mickael Marvey; “Pluma”, de Thalita Amanda; “Sobre uma Roda”, de Petit Lutin; “Palhaço Paçoquinha”, de Lindinaldo Silva. Com apresentação de Palhaço Wago e Palhaça Baju

 

QUINTA-FEIRA (12)

Compaz Leda Alves (Pina)

10h - Espetáculo “Canções, Cancionetas e Caçarolas”, da Cia 2 Em Cena

 

Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha)

15h - Espetáculo “Sonho e Fantasia”, do Circo Itinerante Mônaco

 

Praça da Várzea

Das 18h às 21h - Números: “Dolores”, de Erica Rodrigues; “Circo KKK”, do Palhaço Pinóquio; “Coelho na Cartola”, de Eriksson Correia; “Nego Gato”, de João Victor; “O Vidente”, de Lucas Dantas; “Jogando as Contas”, de Edu Manalarquista; e Mágico Ryan Rodrigues. Com apresentação da Palhaça Dolores