Prefeitura do Recife ganha prêmios na Cúpula das Mercocidades, na Argentina
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, recebeu o prêmio “Chamada de Boas Práticas para Políticas Locais de Gênero", durante a XXIX Cúpula de Mercocidades. A premiação reconheceu as boas práticas desenvolvidas pelo Centro de Referência Clarice Lispector, pelo programa “Tá com Elas” e pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitária de Mulheres (NUPDEC). A premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (4), na cidade de Esteban Echeverría, na Argentina.
“Estamos extremamente honradas em receber este prêmio triplo. Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho e do compromisso do prefeito João Campos com as políticas para as mulheres”, comemorou a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, durante a cúpula. “Estamos também felizes em compartilhar nossa experiência com as cidades que implementam boas práticas. Que essas iniciativas possam ser disseminadas e adotadas em outros locais, com o objetivo de cuidar e acolher ainda mais mulheres”, completou.
Com mais de 20 anos de existência, o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado no bairro de Santo Amaro, é um dos equipamentos pioneiros do Brasil que oferece atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. O local, que funciona 24 horas durante os sete dias da semana, conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais. O espaço garante ainda o acompanhamento individualizado dos casos, encaminhando as mulheres atendidas para a rede municipal de proteção.
Já o programa "Tá com Elas: o crédito é da mulher" destacou-se ao ficar entre os 50 primeiros colocados no Global Mayors Challenge da Bloomberg, competindo com 630 projetos de todo o mundo. A iniciativa oferece um conjunto de serviços personalizados para mulheres empreendedoras de baixa renda e tomadoras de crédito, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino e proporcionar independência financeira. Aproximadamente 500 mulheres já foram atendidas pelo programa.
Em uma iniciativa conjunta entre o Programa ProMorar e a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife, o Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitária (NUPDECs) são propostas educativas previstas na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população. Os núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos locais.
Este ano, foi criado no Recife o NUPDEC Mulher, que visa capacitar o público feminino a lidar eficientemente com problemas ligados aos desastres climáticos. Já houve duas capacitações em 2024. A primeira, em fevereiro, em Dancing Days, na Imbiribeira, reuniu 30 mulheres de 16 Comunidades de Interesse Social que serão contempladas com obras de urbanização integrada pelo ProMorar. A segunda está acontecendo nesta semana, no CSU de Areias, reunindo 25 mulheres moradoras da Bacia do Rio Tejipió.
MERCOCIDADES - Sob o lema “Construindo um futuro sustentável”, a XXIX Cúpula de Mercocidades, que ocorre até esta sexta-feira (6), na cidade de Esteban Echeverría, na Argentina, e reúne 380 cidades do Mercosul e países associados, promovendo integração regional e desenvolvimento sustentável. O evento oferece um espaço de discussão e intercâmbio, que busca fortalecer a cooperação entre cidades periféricas e tornar visíveis temas comuns nas agendas locais.