Recife realiza Dia D Dia D no Enfrentamento ao HIV/Aids, neste sábado (6/12)

A Prefeitura do Recife realiza, neste sábado (6/12), o Dia D Dia D no Enfrentamento ao HIV/Aids. A ação integra a programação do Dezembro Vermelho, campanha que tem como foco a promoção dos direitos das pessoas vivendo com HIV e o fortalecimento das ações de prevenção, diagnóstico, cuidado e redução do estigma. Ao longo do dia, acontecerão duas ações simultâneas da estratégia PrEPara a Prevenção!, no SAE da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e na Policlínica Clementino Fraga, no Vasco da Gama, além de ações de testagens rápidas para ISTs em pontos estratégicos nos oito Distritos Sanitários, incluindo unidades de saúde, mercados públicos e a tradicional Festa do Morro da Conceição.
O PrPEPara a Prevenção!, que acontecerá das 8h às 17h, é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade para o HIV e que, por isso, demandem a profilaxia PrEP - método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais, reduzindo o risco de se infectar. A iniciativa também permite o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs, uma vez que oferece preservativos internos e externos e gel íntimo lubrificante e testagem rápida com resultado em até 20 minutos. Em caso positivo, o usuário é acolhido no próprio SAE ou encaminhado a um serviço de referência para o tratamento adequado. O acesso é por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.
Já as ações Vamos Testar!, que visam a ampliação da oferta de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C em pontos estratégicos dos Distritos Sanitários, acontecerão paralelamente na USF Santo Amaro II (Santo Amaro), USF+ Bianor Teodósio (Dois Unidos), Mercado Público de Casa Amarela, USF Brasilit (Várzea), CEASA (Curado), USF Djair Brindeiro (Boa Viagem), na Festa do Morro da Conceição e na USF+ Jane Magalhães (Ibura).
“É importante que todas as pessoas sexualmente ativas procurem manter uma rotina regular de testagens, bem como o uso de preservativos, mesmo quem já utiliza a PrEP. Vale salientar que as camisinhas continuam sendo uma das maneiras mais eficazes de evitar o HIV e outras ISTs, interrompendo o ciclo de transmissão e reforçando o cuidado”, afirma o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro. Para participar, basta ser residente do Recife, maior de 14 anos para a testagem ou 16 anos para o uso da PrEP.
Segundo os dados municipais, 2024 registrou 715 novos casos de HIV e 322 casos de Aids. A análise histórica (2019–2024) mostra avanços importantes: redução de 27,9% nos novos casos de HIV, queda de 11% nas notificações de Aids e diminuição de 14% nos óbitos. O Recife também ampliou a cobertura de testagem no pré-natal (87% em 2024) e elevou o uso de terapia antirretroviral entre gestantes vivendo com HIV, de 78% (2019) para 87% (2024), contribuindo para a redução da transmissão vertical.
“Esses avanços mostram que o Recife vem fortalecendo uma rede de cuidado cada vez mais acolhedora, ativa e comprometida em garantir que viver com HIV seja viver com dignidade. Nosso foco é ampliar o acesso, combater o estigma e assegurar direitos em todas as etapas do cuidado”, salienta Airles Ribeiro. O município tem como pilares a implantação de testes rápidos em 96% das unidades de saúde, a ampliação da testagem extramuros, o Circuito Rápido da Aids Avançada, o programa SAE Além dos Muros, além da expansão do acesso às tecnologias de prevenção combinada, como PrEP e PEP.
PROGRAMAÇÃO DO DEZEMBRO VERMELHO 2025 – RECIFE
PrEPara a Prevenção!
06/12 – SAE Lessa de Andrade – 8h às 17h
06/12 – Policlínica Clementino Fraga – 8h às 17h
13/12 – Policlínica Clementino Fraga – 8h às 17h
20/12 – SAE Gouveia de Barros – 8h às 16h
27/12 – USF Guilherme Robalinho – 8h às 17h
Vamos Testar!
Dia D - 6 de dezembro
DS I – USF Santo Amaro II
DS II – USF Bianor Teodósio
DS III – Mercado Público de Casa Amarela
DS IV – USF Brasilit
DS V – CEASA
DS VI – USF Djair Brindeiro – Boa Viagem
DS VII – Festa do Morro da Conceição
DS VIII – USF Jane Magalhães – UR2