NOTÍCIAS

Cultura | 06.01.12 - 16h04

Prefeitura do Recife começa em fevereiro a construção de nova ponte para Zona Norte

O elevado terá 280 metros de extensão e vai ligar os bairros da Iputinga e Monteiro

A Prefeitura do Recife iniciará em fevereiro mais uma obra para melhorar a mobilidade na capital pernambucana. Uma ponte será construída para desafogar os congestionamentos, ligando as zonas Norte e Oeste, através dos bairros do Monteiro e Iputinga. O resultado da licitação para a criação do elevado Semi-Perimetral deve sair ainda este mês e as obras devem durar 18 meses.

O empreendimento faz parte do programa Capibaribe Melhor, executado pela Empresa de Urbanização do Recife (URB). A nova ponte terá 280 metros de extensão e 20 metros de largura com quatro faixas para circulação de veículos e passeios para pedestres. Duas faixas vão funcionar no sentido Monteiro–Iputinga e outras duas, no sentido inverso. O projeto ainda prevê a construção de uma ciclovia 280 metros ao longo do trajeto.

A Semi-Perimetral vai permitir uma melhor circulação do tráfego em toda a cidade, principalmente, as zonas Norte e Oeste. “Quem estiver no Mercado de Casa Amarela e desejar seguir até a Avenida Caxangá, atualmente tem duas opções de rota. Os trajetos são pela BR 101 ou pelo bairro da Torre. Com a nova ponte, o condutor ou usuário de transporte coletivo terá uma economia de tempo, calculada em cerca de 50%”, explica o coordenador do Capibaribe Melhor, Guilherme Tavares.

A licitação das obras da ponte Semi-Perimetral ainda trarão um benefício social. Isso porque, cerca de 600 famílias que residem no entorno da área serão beneficiadas com a implantação de conjuntos habitacionais e indenizações. Desse total, 352 receberão imóveis em habitacionais e o restante com o recebimento de verba, através de indenizações. Os populares terão 11 blocos de apartamentos, sete localizados à margem esquerda, no bairro do Monteiro e os quatro restantes, situados na margem direita da Ponte, na Iputinga.