NOTÍCIAS

Cultura | 06.01.13 - 20h09

Ciclo de monitoramento da gestão terá início em abril

Prefeito Geraldo Julio reúne o secretariado Prefeito Geraldo Julio reúne o secretariado (Foto: Anréa Rêgo Barros)

O prefeito Geraldo Julio definiu o mês que o ciclo de monitoramento da gestão terá início na Prefeitura do Recife (PCR). Após pactuar as metas de cada uma das 22 pastas com seu respectivo titular até março, Geraldo dará início ao monitoramento em abril. Esse processo foi tema da primeira reunião do secretariado promovida pelo gestor após sua posse - ele já havia reunido seu "time" em 15 dezembro, ainda durante a transição. No encontro de hoje, realizado em um hotel, em Boa Viagem, o prefeito também orientou sua equipe em relação à reforma administrativa da PCR.

“Nós faremos um levantamento das ações em andamento e colocaremos isso junto com o nosso programa de governo; fixando e pactuando as metas até o final do mês de março”, explicou Geraldo Julio, depois de anunciar que todo esse cronograma estabelecido, com a situação atualizada de cada uma das metas, estará disponível no site da Prefeitura, onde “a população também vai ter condições de monitorar através dos prazos”.

O encontro foi dividido em dois blocos. No primeiro momento, os secretários foram orientados em relação à montagem da equipe de governo, considerando a extinção de mais de 600 cargos da PCR. “Isso mexe com a estrutura de todas as secretarias. Estamos passando uma orientação para detalhar bem esse processo”, esclareceu o secretário de Planejamento e Gestão do município, Alexandre Rebêlo. “A ideia é que no dia 31 de janeiro essa atividade de montagem de governo seja concluída para publicarmos os decretos”, completou.

Já na segunda etapa, os auxiliares tiveram a chance de pontuar os aspectos do processo de trabalho de cada secretaria. A iniciativa serviu para preparar a equipe para a reunião de pactuação, a ser realizada em março. “Em fevereiro, vamos verificar a situação de alguns projetos e detalhar essas informações para a reunião de pactuação”, destacou Geraldo Julio. Além de Geraldo, da primeira-dama, Cristina Melo, e do vice-prefeito Luciano Siqueira, participaram da reunião os 22 secretários e outros assessores diretos do prefeito.

Para a reunião de pactuação, Alexandre Rebêlo argumentou que cada auxiliar ficará responsável de apresentar ao prefeito quais são as suas metas para 2013, considerando os projetos que estão em andamento, o plano de governo e o orçamento disponível. Depois desse processo, Geraldo vai analisar cada pasta e elencar os projetos para, assim, fechar o conjunto de prioridades.