NOTÍCIAS

Cultura | 06.01.14 - 14h23

Rússia quer estreitar relações culturais e turísticas com o Recife

[caption id="attachment_42405" align="alignnone" width="680"] Prefeito em exercício, Luciano Siqueira recebeu o cônsul Geral da Rússia. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

O prefeito em exercício do Recife, Luciano Siqueira, recebeu na manhã desta segunda-feira (6) o cônsul geral da Rússia, Andrey Budaev. Os dois gestores debateram o momento da economia no mundo, com ênfase nos BRICS (grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) – além de esportes, cultura e educação. O encontro também serviu para estreitar a relação do turismo entre os dois países e articular ações conjuntas na área de arte visual.

“O encontro foi marcado por um interesse muito grande do cônsul de explorar melhor as interações econômicas e culturais desta parte do País e a Rússia. É importante ampliar as possibilidades de relações entre os dois países”, explicou o vice-prefeito. Siqueira lembrou ainda que já existe uma ligação grande entre o Brasil e a Rússia no setor de turismo.

O cônsul russo disse que existe, por parte do seu país, o interesse em incrementar o fluxo turístico com o estado de Pernambuco, com destaque para os sítios históricos do Recife e Olinda. "É uma parte do Brasil que precisa ser apresentada como mais um destino turístico para o povo russo", disse Andrey Budaev.

Desde de junho de 2010, está em andamento o Acordo de Isenção de Vistos de Curta Duração entre o Brasil e a Federação da Rússia. Pessoas que desejam visitar e passar até 90 dias não precisam solicitar o visto. Segundo Andrey Budaev, este dispositivo incentiva a visita de turistas entre as duas nações. “Houve um aumento no fluxo de turistas devido a não exigência de visto. Além disso, o Brasil é o país que a Rússia possui a melhor relação comercial e política na América Latina”, disse.

Outro ponto bastante discutido entre Siqueira e Budaev foi a questão cultural. Os dois gestores trocaram presentes e pretendem organizar eventos de cultura entre os dois países, como uma mostra de filmes. “Existe a hipótese de se trabalhar esta atividade cultural conjunta como desdobramento do encontro e como ponto de partida para esta colaboração”, acrescentou Siqueira. O encontro também foi presenciado pelo secretário do Gabinete de Representação em Brasília, Lauro Gusmão.