Aluno da Rede Municipal do Recife fica em 2º lugar entre os cotistas no vestibular do curso mais concorrido do IFPE
O estudante da Escola Municipal Professor Aderbal Galvão foi um dos 11 alunos da Rede Municipal aprovados no IFPE. Outros quatro passaram no vestibular de outras escolas técnicas
Onze alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife foram aprovados no vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Na instituição, eles farão em 2015 cursos da modalidade integrado, que incluem o Ensino Médio e Técnico ao mesmo tempo. O destaque da Rede Municipal foi o estudante Ramon José da Silva Santana, 15, que ficou em segundo lugar entre os cotistas no curso Técnico em Edificações - o mais concorrido no vestibular 2015. Um total de 1.462 candidatos disputaram as 40 vagas ofertadas para o curso. Outros quatro estudantes de escolas municipais foram aprovados em cursos técnicos de outras instituições.
Ramon José está concluindo o 9º ano na Escola Municipal Professor Aderbal Galvão, localizada no Vasco da Gama, onde estuda desde o 3º ano do Ensino Fundamental. O jovem morador do Vasco da Gama conta que sempre gostou de estudar, principalmente matemática. "Dei um grito quando soube que fui aprovado. A sensação foi de felicidade. Depois do curso de edificações, pretendo fazer engenharia. Quero ser engenheiro civil", planeja Ramon, que foi recebido no gabinete da Secretaria de Educação do Recife pelo secretário de Educação em exercício, Carlos Muniz, e pelo secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais.
Bastante orgulhosa, a dona de casa Maria Aparecida da Silva Santana disse que nunca precisou exigir que o filho estudasse. "Ramon nunca deu trabalho na escola. Não preciso ficar no pé porque ele é muito responsável". Maria Aparecida também recebeu os parabéns dos secretários, que ressaltaram a importância da família na vida escolar dos alunos. "A gente sabe da importância do apoio de quem está em casa. Quando o aluno não tem essa base, tudo se torna mais difícil. Também queremos dar os parabéns a Ramon e à escola, pois é um destaque individual que reflete o trabalho coletivo. Esperamos que outros alunos sigam o exemplo positivo de Ramon e que a história dele inspire muita gente", disse Rogério Morais.
O diretor da Escola Municipal Professor Aderbal Galvão, Celso Henrique Lopes, ressaltou o esforço e dedicação de Ramon e também o ensino oferecido na unidade. Ele ainda destacou o incentivo do professor de matemática Valdemir Rocha, que ensinou Ramon por três anos. "Ele estimulou Ramon e outros alunos a se inscreverem no vestibular das escolas técnicas. Para não ter perigo de os estudantes não fazerem a inscrição em casa, Valdemir ajudou vários alunos a se inscreverem, usando o computador da escola", lembrou o gestor que trabalha na escola há 18 anos, primeiro como professor de matemática e depois como vice-diretor.
O secretário Carlos Muniz destacou o resgate da escola pública de qualidade. "Eu estudei minha vida toda em escola pública, depois vi seu declínio e, agora, vejo o resgate da escola pública. Mas obviamente também teve muito esforço por parte de Ramon, que se dedicou e conseguiu o segundo lugar. Sem notar, ele está transformando a sociedade, dando um passo na escola e na comunidade dele".