Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.01.22 - 22h48

Prefeitura do Recife reforça atendimento remoto para pessoas com sintomas gripais

img_alt

Capacidade passará a ser de 630 pessoas atendidas diariamente. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Através do Atende em Casa, serão disponibilizados mais 1.000 atendimentos por semana feitos de maneira online para os recifenses.

 

Diante do cenário epidemiológico da covid-19 e influenza na capital pernambucana, a Prefeitura do Recife vai ampliar a capacidade do Atende em Casa com mais mil atendimentos por semana. Essa mudança será possível porque o quadro do serviço está sendo reforçado com mais 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, reguladores, gestores e residentes. Parte desses novos trabalhadores já passou por treinamento e deve começar os trabalhos a partir da próxima semana na plataforma digital criada pela PCR em parceria com o Governo do Estado,

 

As mudanças acontecem em função do aumento na procura pelos atendimentos disponibilizados pela plataforma, como teleorientação, telemonitoramento, teleacolhimento, além de suporte para exames e vacinas. Até dezembro de 2021, o Atende em Casa tinha uma média diária de 30 atendimentos a usuários com sintomas gripais. Atualmente, o serviço tem feito cerca de 500, em um só dia, e com o reforço, será possível realizar em média 630 atendimentos.

 

Referência de tecnologia a serviço da saúde, o Atende em Casa recebeu ajustes e, a partir da próxima segunda-feira (10), o serviço passa a contar com um novo grupo de perguntas avaliativas, considerando mais um público prioritário. De olho no aumento de casos da síndrome viral H3N2, a ferramenta passa a contemplar as crianças com até cinco anos acerca de orientações e teleatendimento. Outra novidade a ser inserida no sistema é a possibilidade de prescrição de medicamentos feita por um dos médicos do teleatendimento.

 

“O Atende em Casa tem sido fundamental para diminuir a pressão sobre os nossos serviços de saúde, uma vez que os nossos profissionais conseguem acompanhar os pacientes de forma remota, indicando ou não a necessidade de um atendimento presencial. Realizar essa ampliação na capacidade de atendimento da plataforma e da implantação das novas funcionalidades vai ajudar a melhorar o cenário nas unidades de saúde, evitando que as pessoas se desloquem de forma desnecessária”, destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

 

Desde o início da pandemia, ainda em 2020, o Atende em Casa realizou mais de 300 mil atendimentos a pessoas com sintomas gripais. A maioria das que utilizaram o aplicativo foram acolhidas e orientadas para realizar o isolamento domiciliar na segurança de seus lares, evitando deslocamentos desnecessários de milhares de pessoas com quadros leves da doença. Nas duas últimas semanas, quase nove mil novos usuários se cadastraram na plataforma, que registrou mais de 16 mil autoavaliações de sintomas. Neste período foram realizados 3.150 atendimentos por videochamada ou telefone.

 

REFORÇO - A Prefeitura do Recife tem empregado esforços para enfrentar o surto de síndromes gripais na cidade e ampliar o acesso a serviços e assistência à população. Além do reforço de 162 profissionais para a rede básica de saúde, nesta semana, a gestão municipal anunciou a abertura de 60 leitos de enfermaria e UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com síndrome respiratória grave, causada por H3N2, no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), na Estância.

 

Além disso, o Samu Metropolitano do Recife passa a contar com mais uma Unidade de Suporte Básico (USB) e outra Unidade de Suporte Avançado (USA) que, juntas, irão ampliar a capacidade para mais 480 atendimentos mensais à população (Atualmente o Samu conta com 20 USBs e quatro USAs).

 

Ainda foram disponibilizados à população dois novos locais fixos para testagem de influenza e covid-19, sendo um no Parque Urbano da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, e outro no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Além disso, a Secretaria oferece testagem gratuita em oito Unidades Provisórias Covid (UPC) e também em ações itinerantes.