Ampliação do Mercado de Afogados destravará mobilidade no entorno do equipamento
A Prefeitura do Recife iniciou hoje (6) mais uma ação para destravar a mobilidade no município. O prefeito Geraldo Julio anunciou a ampliação do Mercado de Afogados com a meta de liberar as calçadas e faixas de rolamento no entorno do equipamento, que atualmente estão tomadas pelo comércio informal. Os cerca de 400 ambulantes que atuam na área já foram cadastrados e serão transferidos para um terreno de 3,6 mil metros quadrados situado por trás do equipamento. A ampliação é a terceira intervenção do tipo em pouco mais de um mês de governo. Em janeiro, a PCR já reordenou o comércio no entorno dos mercados de Beberibe e Água Fria.
O prefeito esteve na manhã de hoje no terreno - localizado no cruzamento das ruas Christovam Colombo de Souza e João Carlos Guimarães - para assinar a desapropriação do imóvel onde já funcionou o antigo clube do Itaú. Agora, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano fará um projeto para revitalização do espaço, organizando o trabalho dos ambulantes e liberando o espaço público para a população. O cronograma para transferência dos comerciantes ainda será definido.
Área externa do Mercado de Afogados (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)Geraldo Julio fez questão de ressaltar que a ação do poder público melhorará a vida de todos. “O que eu fico pensando é como fica uma mãe de família que vem ao mercado fazer a feira dela e precisa passar com um carrinho de compras no meio da rua ou disputar com os ambulantes. Ao mesmo tempo, eu fico pensando como está a vida do trabalhador que acorda às 4h da madrugada para conseguir uns trocados, ganhando a vida nas calçadas”, pontuou o prefeito, reforçando que a ação da PCR priorizará o respeito às pessoas.
O gestor recifense salientou que todas as mudanças serão feitas na base do diálogo, da conversa, ouvindo todos. “Voltamos aqui com o espírito que me move e move toda a nossa equipe, que é encontrar um caminho, uma forma, com benefícios para todos os envolvidos no problema. Esse gesto me emociona porque vamos resolver a vida daquela mãe de família que vem fazer a feira, do trabalhador que está no ônibus passando por Afogados e daquele trabalhador que acorda às 4h para ganhar a vida e precisa ter uma área digna, com higiene e regularizada”, destacou Geraldo.
Para o presidente do Sindicato dos Ambulantes de Pernambuco, Elias de França, “a atitude de hoje representa uma ação combinada com a sociedade". "Esse terreno, além de acomodar quem precisa usar as ruas como meio de sobrevivência, vai oferecer segurança para todos os ambulantes. Conte conosco, prefeito. Estaremos sempre juntos”, afirmou Elias.
MERCADOS – No reordenamento dos mercados de Beberibe e Água Fria, os ambulantes foram retirados de calçadas e faixas de rolamento da Avenida Beberibe, abrindo espaço para pedestres e diminuindo em até 10 minutos as viagens dos ônibus que passam pela via. Em Beberibe, o comércio informal foi realocado para o pátio da feira, área que fica atrás do mercado e estava sendo utilizada como estacionamento. Já em Água Fria, os ambulantes foram instalados em barracas padronizadas em ruas transversais até que o Executivo Municipal encontre um espaço para colocá-los.
O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, detalhou a ação da PCR no Mercado de Afogados. “Logo após o Carnaval, vamos começar a retirada dos ambulantes das ruas para liberar as calçadas e o trânsito. Há uma retenção muito grande nesse trecho de Afogados. Os ônibus gastam de dez a 15 minutos só para passar por aqui. Vamos ter uma política muito forte de controle urbano. Os espaços públicos serão devolvidos para a população”, assegurou.