NOTÍCIAS

Cultura | 06.02.13 - 20h12

Escolas municipais recebem 90 mil alunos para primeiro dia de aulas de 2013

Escolas municipais recebem 90 mil alunos para primeiro dia de aulas de 2013 (Foto: Ivanildo Francisco / PCR) Escolas municipais recebem 90 mil alunos para primeiro dia de aulas de 2013 (Foto: Ivanildo Francisco / PCR)

As equipes das 321 escolas e creches da rede municipal do Recife deram as boas-vindas nesta quarta-feira (6) aos 90.178 estudantes matriculados neste ano letivo. Durante o mês de janeiro, 30 unidades de ensino passaram por reforma para receber educadores e alunos com infraestrutura adequada, trabalho que se estenderá ao longo do ano em outras instituições. Na Escola Municipal José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra, a recepção aconteceu ao som de frevo.

Pais que acompanharam os filhos no primeiro dia de aula de 2013 elogiaram as intervenções na José da Costa Porto. “Estou vendo a escola pintada e organizada, melhorou muito. Eu mesma já fui aluna do EJA (Educação de Jovens e Adultos) daqui e vejo que está diferente”, comentou Marli Roque da Silva, 42 anos, que tem três filhos, de 15, 14 e 11 anos, matriculados na escola. “Foi bom chegar e ver que teve reforma. Também espero aprender mais”, completou a filha do meio de Marli, Maria Vitória.

Cinco alunos da José da Costa Porto dançaram frevo para receber os colegas. O estudante do 6º ano Carlos Daniel, 11, ficou à frente do grupo de passistas e era um dos mais animados com o início do ano letivo. “Quero poder usar tablets e o laboratório de informática”, contou. Uma das metas da Prefeitura do Recife é fornecer tablets com programas educacionais aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Segundo a gestora da unidade, Ângela Pedrosa, a sala de informática será reaberta na próxima semana, após dois anos fechada.

A Escola Municipal José da Costa Porto foi uma das 30 unidades reformadas em janeiro. Recebeu pintura, escoramento de paredes, reparos na coberta e ventiladores novos. “Estou muito confiante em relação à nova gestão da prefeitura”, ressaltou Ângela Pedrosa. A escola tem 1.190 alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Professor de artes, Manuel Saldanha destacou que o tema deste ano letivo, Educação e Direitos Humanos, permeará todas as atividades. “Vamos falar de cidadania, de respeito às diferenças e conscientizar os estudantes sobre seu papel de sujeito ativo na vida política e social.”

BLITZ – Para garantir que todas as escolas do Recife tenham espaço físico adequado, a Secretaria de Educação do Recife começou esta semana uma blitz por todas as 321 unidades de ensino municipais, que se estenderá ao longo deste primeiro semestre. O objetivo é traçar um diagnóstico da rede para orientar as intervenções necessárias em cada unidade.

O secretário Valmar Corrêa de Andrade e a equipe de gestão e monitoramento da secretaria percorrem as escolas e creches também para estreitar o relacionamento com educadores, escutando sugestões para melhorar tanto a infraestrutura quanto a qualidade do ensino.