NOTÍCIAS

Cultura | 06.02.14 - 16h57

Agenda do Carnaval do Recife 2014 deste final de semana

Muitos ritmos, cores e sons. Essa é a mistura que faz do Carnaval do Recife uma festa sem igual, que vai além dos quatro dias de Momo. Às vésperas da folia, nos bairros e nas comunidades da cidade, os acordes, os tamborins e as alfaias já começam a se esquentar. Neste final de semana, por exemplo, tem samba e feijoada, na Bomba do Hemetério; lirismo, no Pátio de São Pedro; e frevo rasgado, no Bairro do Recife, culminando com uma grande comemoração do Dia do Frevo.

Confira abaixo a agenda das prévias deste final de semana:

Sexta-feira (7):

SORTEIO – No Teatro Apolo, às 14h, os carnavalescos do Recife vão participar do sorteio que determina a ordem dos desfiles do Concurso de Agremiações. Três polos espalhados pela capital pernambucana recebem as apresentações de troças, escolas de samba e grupos de caboclinho, frevo e maracatu de baque solto e virado, além de bois, tribos de índios e blocos de pau e corda. Ao todo, são 195 atrações.

RUA DA MOEDA – O maracatu vai dar a cadência da noite da Rua da Moeda. A partir das 19h, o percussionista Naná Vasconcelos se reúne com as nações Aurora Africana, Leão da Campina e Estrela Dalva. Eles vão fazer os acertos dos batuques para a tradicional abertura do Carnaval do Recife, que acontecerá no dia 28 de fevereiro. Depois do ensaio, o palco recebe as apresentações do grupo Aliados CP, Afoxé Ilê de Egbá, Escola de Samba Gigante do Samba e Maria Pagodinho.

Sábado (8):

SAMBA – O sábado é dia de feijoada na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigante do Samba. A festa vai das 17h às 22h, com feijoada de graça, ao som do grupo de pagode Aborto do Cavaco e da bateria da escola. A entrada é gratuita, e a cerveja custa R$ 5. O dinheiro arrecadado vai servir para ajudar na confecção das fantasias do Carnaval deste ano.

EXPOSIÇÃO – Quem for ao Museu da Cidade do Recife (MCR), no Forte das Cinco Pontas, poderá fazer uma viagem no tempo pelos carnavais das décadas de 1940 e 1960. Será aberta, neste sábado, a exposição Dos Carnavais Saudosos, com fotografias do acervo do MCR e imagens do projeto Lambe-Lambe. A Mostra ainda contará com a participação do público, que disponibilizará suas imagens particulares. A exposição fica em cartaz até 28 de fevereiro, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. A entrada é franca.

RECIFE ANTIGO – Uma programação especial vai animar o Bairro do Recife. A partir das 20h, haverá desfile de orquestras e agremiações, saindo da Rua da Moeda em direção à Praça do Arsenal. Os foliões vão se divertir ao som da Orquestra de Frevo Capibaribe, do Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte e da Troça Carnavalesca O Bagaço é Meu, além de apresentação dos passistas da Cia. Mungangas de Dança Popular. No palco da Rua da Moeda, às 22h, começam os shows, com Coco das Afilhadas e Brasáfrica.

NANÁ – O Maracatu Porto Rico recebe o percussionista Naná Vasconcelos para o ensaio da abertura oficial do Carnaval do Recife 2014, a partir das 18h. Eles ainda contam com a participação das cantoras do coral Voznagô. O ensaio acontece na sede da agremiação, que fica na Rua Eurico Vitrúvio, 483, Pina. Quem for ver o ensaio e quiser aproveitar a gastronomia, o bairro oferece uma variedade que vai desde as comidas típicas à culinária japonesa.

LÍRICOS – O saudosismo dos blocos de pau e corda embala o final da tarde no Parque Dona Lindu. O projeto Alegres Bandos vai reunir, a partir das 17h, oito agremiações líricas do Estado para um acerto de marcha aberto. Vão se apresentar no encontro as agremiações Com Você no Coração, O Bonde, Flor do Eucalipto, Amante das Flores, Eu Quero Mais, Banhistas do Pina, Bloco da Saudade e Boêmios da Boa Vista.

INDÍGENA – O Caboclinho Carijós, o mais antigo de Pernambuco, criado há 117 anos, ensaia, a partir das 19h, na rua principal do Alto José do Pinho, na Zona Norte.

Domingo (9):

PATUSCO – Como tem sido desde o início do ano, a bateria do Patusco vai animar o domingo no Bairro do Recife, com um ensaio aberto. O grupo se apresenta em um palco armado na Praça do Marco Zero, a partir das 17h.

COCO – O Grupo Bongar lança seu DVD Festa de Terreiro, às 18h, na Torre Malakoff, com um show gratuito. O DVD custa R$ 30 reais e a renda é destinada para a reforma do Terreiro Xambá Nação Xambá, sede do grupo.

DIA DO FREVO – O domingo, Dia do Frevo, será todo dedicado ao ritmo que é patrimônio imaterial da humanidade. No Recife haverá uma programação especial. Na Praça do Marco Zero, será preparado um espaço, com mesinhas e cadeiras, para que recifenses e turistas possam fazer o piquenique, das 7h às 14h. Durante o evento, também haverá a Ciclofaixa do Frevo, até 16h, e ainda um concurso, às 11h, para premiar os ciclistas com as melhores fantasias e com a bicicleta mais bem decorada. A partir das 15h, clarinadas na Rua da Moeda e na Avenida Rio Branco anunciam a festa, com a saída de oito agremiações e dez orquestras. De cada um desses pontos sairá um cortejo carnavalesco que irá desaguar na Praça do Arsenal, onde acontece a inauguração do Paço do Frevo. No início da noite, sobem ao palco o Bloco da Saudade, Claudionor Germano e o Balé Popular do Recife, em seguida é lançado o CD do primeiro Festival do Frevo da Humanidade.