Virada Esportiva começa neste sábado e oferece 24 horas de esporte e lazer gratuitos
Neste final de semana, um evento inédito no Recife levará atividades gratuitas de esporte e lazer, durante 24 horas seguidas, para diversos pontos da cidade. A Virada Esportiva, realizada pela Prefeitura em parceria com a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), acontecerá simultaneamente no Marco Zero e Praça do Arsenal, na praia do Pina e nos parques da Jaqueira e Dona Lindu, das 16h do sábado (8) às 16h do domingo (9), com o objetivo de estimular hábitos de vida mais saudáveis e a ocupação dos espaços públicos pela população. Os 19 polos da Academia da Cidade, que normalmente não funcionam nos finais de semana, abrirão nos dois dias. E haverá opções no Morro da Conceição, Nova Descoberta e Praça do Trabalho.
A Virada terá mais de 100 atividades, envolvendo as mais diversas modalidades, do skate ao rapel, do judô ao muay thay, do basquete de rua às antigas brincadeiras infantis. O evento está inserido num conjunto de iniciativas lançadas pela Prefeitura para incentivar a população a viver a cidade, como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o Recife Antigo de Coração, o Lazer na Rua, a revitalização do Jardim Botânico e o Juntos pela Escola. E dá sequência à política esportiva implantada em 2013, com iniciativas como a requalificação do Geraldão, o Recife Bom de Bola, o lançamento do Plano de Ação de Esportes para Todos e os jogos Escolares, dos Idosos e da Pessoa com Deficiência.
“Queremos transformar o Recife em uma cidade cada vez mais viva; e a prática esportiva é um caminho para isso. Teremos um belo final de semana com a participação de todos a partir de uma ação inovadora. A iniciativa representa mais um passo importante para garantir a qualidade de vida da população”, afirma o prefeito Geraldo Julio.
A solenidade de abertura da Virada Esportiva acontece às 16h do sábado (8), na rua da Aurora, com a inauguração de monumento alusivo ao primeiro jogo de vôlei realizado no Brasil, que aconteceu no Recife, em 15 de novembro de 1911, na antiga Associação Cristã de Moços, que funcionava no local. Presença confirmada do pernambucano Marcelo Negrão, campeão olímpico em 1992 com a seleção brasileira. A peça foi elaborada pelo arquiteto Otto Neuenschwander e será colocada no calçadão em frente à Assembleia Legislativa, numa parceria entre a Prefeitura, o Panathlon Club Recife e a Chesf.
De acordo com o secretário de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, a Virada Esportiva não é destinada apenas aos atletas, mas a todos os recifenses interessados em aproveitar a cidade de uma forma diferente. “Montamos um belo evento para todo o Recife. Com essa ação, nós queremos mostrar espaços públicos importantes que, às vezes, estavam sendo ‘perdidos’ pela própria população. É uma forma de reapresentar as opções de lazer que existem em nossa cidade às pessoas”, explicou.
Atividades - Na programação da Virada Esportiva, haverá atividades para todos os gostos, desde artes marciais, MMA e esportes de praia, até modalidades “radicais” como a tirolesa, o rapel e o arvorismo, além de aulas de circo, pistas de skate e bicicleta, passando ainda por jogos de quadra como basquete, handebol e badminton. Na Jaqueira, por exemplo, acontece um Campeonato Regional de Bicicross, além de Pingue-pongue, Yoga e escolinha de danças populares, entre outras atividades.
A criançada poderá participar da Viradinha Esportiva, que terá um conceito de brincadeiras de antigamente, entre as quais Bola de Gude, Peão e Amarelinha. Durante a manhã do domingo, acontecerá a I Corrida de Escadas Contra o Relógio no Morro da Conceição, na qual 20 competidores lutarão contra o tempo para ver quem vence a corrida na escadaria que vai do Largo Dom Luis até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
A Virada Esportiva tem também atividades voltadas para os portadores de necessidades especiais. Entre elas, destacam-se o vôlei e o basquete sentado na areia, e ainda jogos de mesa, como o xadrez, jogo da velha e outros de forma acessível para deficientes visuais. Outra inovação que será apresentada é a aula especial de aeróbica utilizando objetos encontrados nas residências, tais como vassoura, toalha e esfregões, para que os recifenses possam aprender a se exercitar sem precisar sair de casa.
Esportes radicais – No Parque Dona Lindu, destaque para os esportes radicais: skate street, parkour, BMX Free Style, rapel, tirolesa, arvorismo, escalada. Haverá também modalidades ligadas à tradição circense, como pista acrobática, acrobacias, malabares e trapézio. No Marco Zero e Praça do Arsenal, haverá basquete de rua, patins, badminton, handebol, aeróbica, danças populares e oficina de pipa. Vale citar também para o slackline (fita elástica esticada entre dois pontos, onde o praticante anda e faz manobras) e o Sinbol, espécie de sinuca jogadas com os pés. A Caminhada da Boa Idade acontece no início da manhã do domingo e o pessoal da bike terá uma edição especial da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, com temática carnavalesca.
MMA - Já na praia do Pina, os fãs de luta e artes marciais terão seu lugar. Durante a madrugada do domingo, será a vez do MMA, com lutadores convidados. As demonstrações de Muay Thai acontecem entre as 8h e 9h do domingo e haverá também, ao longo do evento, atividades de karatê, iaido, kendo, judô, taekwondo, goshin-jitsu, tenchi tessen (arte gestual japonesa), king-fu, jiu-jitsu e capoeira.
Por fim, os frequentadores do Parque da Jaqueira terão acesso a atividades de bicicross, aeróbica, body combat, danças populares, Sinbol, pingue-pongue, aulão fitness, tai-chi-chuan e yoga. A Virada acontece também na praça do Trabalho, com futsal, e no Campo do Corinthians, onde haverá o torneio de futebol dos veteranos. Além disso, dezenove polos da Academia da Cidade, que normalmente não funcionam nos finais de semana, estarão abertos.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:
MONUMENTO
A solenidade de abertura da Virada Esportiva acontece no próximo sábado (8), às 16h, na rua da Aurora, onde será inaugurado um monumento alusivo ao primeiro jogo de vôlei realizado no Brasil, que aconteceu no Recife, em 15 de novembro de 1911. A peça foi elaborada pelo arquiteto Otto Neuenschwander e será colocada no calçadão em frente à Alepe, numa parceria entre a Prefeitura, o Panathlon Club e a Chesf. O pernambucano Marcelo Negrão, campeão olímpico de voleibol com a seleção brasileira em 1992, confirmou presença.
ARENA CROSS COUNTRY
Acontece no domingo (9), das 8h às 16h, no Polo Pina, com circuito de um quilômetro de corrida em terreno acidentado. Haverá revezamento masculino, feminino e misto, além de provas abertas.
CORRIDA DE ESCADARIAS CONTRA O RELÓGIO
Inédita, será no Morro da Conceição. Os cerca de 30 participantes subirão a escadaria do Largo Dom Luiz e terminarão na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. O objetivo é chegar ao final com o menor tempo. Serão 299 degraus e 250 metros de escada. Às 7h30 do domingo (9).
ESCOLINHA DE BASQUETE COM ADRIANINHA
A armadora Adrianinha, campeã nacional com o Sport no ano passado, será uma das atrações da Virada Esportiva. A jogadora vai comandar oficinas gratuitas de basquete na quadra do Pina, das 16h às 18h do sábado (8) e às 8h do domingo (9).
ENDURO DE ESTEIRAS
No Marco Zero, quatro equipes de doze atletas se revezarão, correndo na esteira por 24 horas ininterruptas. Das 17h de sábado às 17h de domingo.
VIRADINHAS ESPORTIVAS
Resgatam as brincadeiras infantis antigas como amarelinha, bola de gude e pião e casam com a oficina de pipa no Marco Zero. Acontecem em dois polos: Dona Lindu (sábado das 16h às 18h e domingo das 8h às 16h) e Marco Zero/Arsenal (sábado das 17h às 18h e domingo das 8h às 16h). Na Viradinha, haverá muitas modalidades de brincadeiras de antigamente, como bola de gude, peão e amarelinha
AERÓBICA DO LAR
Aula que usa objetos domésticos como vassoura, toalha e esfregões para as pessoas aprenderem a se exercitar dentro de casa. No Pina, às 15h do domingo; Marco Zero, às 18h do sábado; e na Jaqueira, sábado, às 16h, e das 9h às 10h do domingo.
ATIVIDADES PARAESPORTIVAS
A Virada Esportiva terá também atividades voltadas para as pessoas com necessidades especiais. Destaque para o vôlei e o basquete sentado na areia (na praia do Pina), e os jogos de mesa adaptados para deficientes visuais, como o xadrez e o jogo da velha, no Marco Zero.
CICLOFAIXA DO FREVO
No próximo domingo (9), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer terá uma edição especial, dedicada ao frevo e inserida na programação da Virada Esportiva. No Marco Zero, haverá orquestra executando os clássicos do ritmo, que completa 107 anos no dia, e uma série de atividades esportivas, como basquete de rua, patins, badminton, handebol, aeróbica, danças populares e oficina de pipa
LUTAS
A partir da meia noite de sábado (8) até o sol raiar no domingo (9), a praia do Pina recebe 16 lutas de MMA. Durante os intervalos, o público terá acesso ao octógono para receber dicas básicas do esporte. O Muay Thai entra em cena das 8h e 9h do domingo e haverá também, ao longo do evento, atividades de karatê, iaido, kendo, judô, taekwondo, goshin-jitsu, tenchi tessen (arte gestual japonesa), king-fu, jiu-jitsu e capoeira.
RÚGBI
A bola oval vai voar no Polo Pina. Os recifenses vão poder conhecer mais sobre o Rúgbi durante a Virada, com jogos demonstrativos das equipes locais. Sábado, das 16h às 18h.
CIRCO E ESPORTES RADICAIS
O polo Dona Lindu vai ter Escola de Circo. Nos dois dias da Virada Esportiva, haverá cama elástica, pista acrobática, equilíbrio na corda bamba, acrobacias de solo, malabares de bolas, cometas e bandeiras e trapézio. Sábado, das 16h às 21h e domingo das 8h às 16h. Destaque também para os esportes radicais: skate street, Parkour, BMX Free Style, rapel, tirolesa, arvorismo e escalada.
BIKE
Não vai faltar bike na Virada Esportiva Recife. Uma das modalidades é o Bicicross, na Jaqueira (sábado das 16h às 22h e domingo das 8h às 13h) e o BMX Free Style acontece no Parque Dona Lindu (sábado das 16h às 21h e domingo das 8h às 16h).
MARCO ZERO
No Marco Zero e Praça do Arsenal, haverá basquete de rua, patins, badminton, handebol, aeróbica, danças populares e oficina de pipa. Destaque também para o slackline (fita elástica esticada entre dois pontos, onde o praticante anda e faz manobras) e o Sinbol, espécie de sinuca jogada com os pés.
CAMINHADA DA BOA IDADE
Acontece às 8h do domingo (9), devendo reunir cerca de 2 mil idosos, incluindo pessoas com deficiência. O grupo sai da praça do Arsenal, percorre as principais ruas do Bairro do Recife, como a Bom Jesus, Alfredo Lisboa e Marquês de Olinda, e retorna ao mesmo local.
ACADEMIAS DA CIDADE
Dezenove polos da Academia da Cidade, que normalmente não funcionam nos finais de semana, estarão abertos às 17h do sábado (8) e às 6h do domingo.