Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 06.02.16 - 19h25

Carnaval do Recife já está oficialmente nas ruas

img_alt

Maestro Forró, um dos homenageados do Carnaval do Recife, entrou “voando” e de trompete na mão no palco do Marco Zero. (Foto: Allan Torres/PCR)

 

Abertura ocorreu na noite desta sexta-feira (5) com a mistura do frevo, maracatu e do caboclinho. Os três homenageados este ano também participaram.

 

“O Carnaval do Recife é o folião que faz. A gente só faz organizar e preparar a festa para ele”. Foi desta maneira que o prefeito Geraldo Julio deu as boas vindas aos foliões que já começaram a curtir o Carnaval do Recife e, assim, abriu oficialmente os festejos carnavalescos. A abertura da Folia de Momo ocorreu no início da noite desta sexta-feira (5) com várias apresentações, incluindo a participação dos três homenageados deste ano: o Maracatu Nação Porto Rico, o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maestro Forró, que fez uma surpresa para o público, entrando “voando” de tirolesa no palco do Marco Zero. O governador Paulo Câmara também prestigiou o evento e os shows destacaram as principais manifestações culturais do Estado, como o frevo, o maracatu, o caboclinho, entre outras expressões.

O prefeito Geraldo Julio assistiu parte do show com a família e junto ao público. Para ele, o fato de outras cidades do Estado não realizarem o Carnaval, o Recife deverá concentrar o maior número de pessoas em toda história em 2016. “A nossa expectativa é que o Recife tenha o maior Carnaval da história. Muitas pessoas estão vindo para Recife brincar. Nós queremos que o Carnaval do Recife em 2016 também seja marcado pela paz. Que o folião brinque em paz”, disse o gestor.

Os shows começaram com onze nações de maracatus e quatro grupos de caboclinhos – pela primeira vez presentes no abre da festa. A concentração foi na Rua da Moeda, sob o comando do músico Naná Vasconcelos e depois partiu em cortejo para o Marco Zero. No palco se apresentaram o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maracatu Nação Porto Rico, homenageados na folia recifense este ano.

Além da cerimônia oficial de abertura, houve também show pirotécnico, apresentação da cantora Sara Tavares, um dos principais nomes da música moderna de Cabo Verde, do cantor Lenine, que retorna ao Carnaval do Recife este ano, do grupo Voz Nagô e os bailarinos Marcos Livan, de Cuba, e Bella Maia.

O ponto alto da festa ocorreu na segunda parte do espetáculo. Foi a vez do Maestro Forró, que é um dos homenageados do Carnaval, e a sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério comandarem o palco principal. O maestro reservou uma surpresa para o público presente e para quem acompanhava de casa, e entrou “voando” e de trompete na mão no palco do Marco Zero.

O grande show contou com a participação de 18 convidados, entre os quais Lirinha, Otto, Elba Ramalho, Chico César, Luiza Possi, Johnny Hooker e muito mais. Depois, ainda no palco do Marco Zero, se apresentaram os cantores Marron Brasileiro, Ed Carlos, Diego Cabral, Edilza Aires e o Coral Edgard Moraes, que encerrou a grande noite que deu o pontapé inicial da folia na capital pernambucana.

Neste sábado (6) o prefeito Geraldo Julio participa do café da manhã do Galo da Madrugada, no Forte das Cinco Pontas, e depois acompanha o desfile da agremiação.