Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.02.23 - 10h29

Balanço: Sétima edição do Recife Cuida nos Bairros promoveu mais de 8 mil atendimentos no fim de semana

img_alt

Entre os serviços oferecidos na ação, estiveram consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista e enfermeiro; exame preventivo ginecológico e outros. (Foto: Divulgação/SESAU)

 

Durante a sétima edição do Recife Cuida nos Bairros, realizada nestes sábado (4) e domingo (5), a Prefeitura do Recife promoveu mais de 8 mil atendimentos de saúde, em uma estrutura montada na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Imbiribeira, Zona Sul da capital. Essa ação visa ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde, que por algum motivo têm dificuldade de chegar até a Rede Municipal.

 

Ao longo de todo o fim de semana, moradores das comunidades Irmã Dorothy, Vila Aritana, Beira da Maré e Nova Esperança, e também de bairros vizinhos, puderam ter acesso a diversos tipos de serviços de saúde. Como foi o caso da faxineira Vilmara Ramos, 55 anos, que mora em Boa Viagem. “Durante a semana, eu não tenho tempo de ir à minha unidade de saúde. Fiquei sabendo que teria essa ação sem precisar de agendamento e vim me consultar. Passei pelo oftalmologista e fiz meu preventivo ginecológico. Os atendimentos foram maravilhosos e já saí daqui com os encaminhamentos para fazer meus óculos”, destacou.

 

Entre os serviços ofertados pela Secretaria de Saúde do Recife, estavam consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista e enfermeiro; exame preventivo ginecológico e de mamografia; testes de covid-19 e testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais. Ainda foi possível atualizar o cartão de vacinação e tomar a vacina contra covid-19, além de fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e receber orientação nutricional. Durante o evento, também foram medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal.

 

A retomada da realização do Recife Cuida nos Bairros promoveu, neste fim de semana, 8.057 atendimentos. “As pessoas que possuem alguma dificuldade de acessar à nossa rede de saúde têm a oportunidade de passar pelos atendimentos que oferecemos em cada edição desta ação. Caso a demanda de um usuário não possa ser atendida no momento, ele já sai daqui com o encaminhamento e até mesmo marcação do serviço que precisa”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

 

Quem passou pelo espaço ainda teve acesso a atividades de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) - reiki, ventosaterapia, auriculoterapia, reflexologia podal e agulhamento. Os usuários também vão receber orientações de educação em saúde com a Vigilância Ambiental sobre a prevenção das arboviroses e uso de hipoclorito.

 

A iniciativa do Recife Cuida nos Bairros faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que, com  um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões, está promovendo a maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Durante as últimas seis edições do projeto, mais de 43 mil atendimentos foram realizados aos recifenses.