NOTÍCIAS

Lazer | 06.02.23 - 10h22

Brincadeira, esportes e música marcam o “Viva a Guararapes na Folia” deste domingo (5)

img_alt

Clima carnavalesco tomou conta da Avenida Guararapes na primeira edição de 2023 do Viva a Guararapes. Além de curtir muito frevo, o público também pode aprender a fazer máscaras, confeccionar turbantes e adereços. O evento segue até 17h. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

Até às 17h deste domingo (5), quem chegar à Avenida Guararapes vai poder vivenciar toda a diversão promovida pela primeira edição do ano do Viva a Guararapes, no clima de Carnaval. A programação gratuita, iniciativa do Programa Recentro, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Gabinete do Centro do Recife, oferece serviços como a confecção de máscaras e adereços de Carnaval e aulão de frevo, orquestras e shows no ritmo da folia de Momo, entre outros atrativos. O Viva Guararapes se tornou uma grande prévia carnavalesca neste domingo e contou com a presença do prefeito do Recife João Campos.

 

“A gente está aqui no Viva Guararapes e, neste final de semana, o tema é a folia do Carnaval. Aqui temos lazer para as crianças, brincadeiras, opções educativas, temos a presença da Secretaria de Inovação Urbana, temos Agricultura Urbana, apresentações culturais, praça de alimentação, muita coisa. Tudo o que a gente gosta na cidade, pode ser visto aqui na Avenida Guararapes, tudo de graça e com acesso a todos e todas no Recife. Aqui é a Prefeitura cuidando, presente e garantindo inclusão”, declarou João Campos ao percorrer a avenida do bairro de Santo Antônio.

 

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a edição carnavalesca do Viva a Guararapes tem diversão para toda a família. “A Prefeitura do Recife realiza mais uma edição do Viva Guararapes, dessa vez abordando a temática do Carnaval, trazendo para o nosso Centro, toda a nossa cultura e nossa tradição. São diversos serviços que são ofertados para a população e para a família inteira, de forma gratuita, durante todo esse domingo. São serviços na área de saúde, agroecologia, feirinhas, polo gastronômico e muitas atrações culturais - samba e Carnaval. Segue até 17h, o acesso é fácil, as pessoas podem vir de ônibus ou de carro e estacionar nas proximidades”, explicou ela.

 

A novidade desta edição foi o inédito Polo Carnavalesco, que trouxe apresentações de passistas de Frevo, Cabine Fotográfica Carnavalesca para registrar os momentos de folia das famílias no Viva, oficina de adereço de Carnaval, de turbante e orquestras de frevo. Já o Polo Cultural e Artístico está oferecendo atrações carnavalescas como o Afoxé Oyá Alaxé, Boi Treloso, Bloco Turma do Saberé, Bloco Pierrot de São José, Cibely do Cavaco e o compositor Getúlio Cavalcanti, autor de inúmeros sucessos musicais carnavalescos. 

 

“Esta edição do Viva Guararapes inflama e instiga para a vontade que estamos de viver o Carnaval. Esperamos que todos curtam e vivenciem o evento que preparamos com cuidado e carinho para a população”, comentou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

 

O Polo Esportivo conta com os tradicionais basquete de rua, vôlei de rua, futsal e patinação. Quem passa no polo PET pode escolher um amigo de quatro patas para adotar e fazer parte da família, com o apoio da ONG Prefiro Bicho. Já o polo Sebo tem a Feirinha do Vinil, Feirinha do Sebo e DJ Indigo. 

 

No Polo Infantil: recreação, brinquedos infláveis, pula-pula, cama-elástica, oficinas de máscaras e pintura e atividades lúdicas infantis realizadas pela Casa das Asas. Já no Palco Esportivo também aconteceu aulão de Zumba Bomba Cultura, das 12h às 13h, Unibradance e apresentação de Gabi do Carmo.

 

De acordo com a auxiliar de laboratório, Sabrina Lima, de 45 anos, que é recifense, mas vive Teresópolis (RJ) há mais de 20 anos, é uma alegria poder curtir o Carnaval recifense enquanto a filha pode usufruir dos brinquedos no Viva a Guararapes na Folia. “Eu achei tudo super bem estruturado aqui, tem área médica, estudantes oferecendo massagens. Está tudo muito seguro também. Eu já vi blocos, já comi na praça de alimentação e a minha filha já assistiu ao futebol e daqui a pouco ela vai usar os brinquedos”, contou ela que estava acompanhada da filha, do marido e da mãe.

 

O Polo Gastronômico conta com Food Trucks: Rota do Marujo e My Burguer e as Barracas Ed Burguer, Dossi Gosto, Espetinho da Ceça e Um Pingo Doce. As cervejarias artesanais Debron Bier, David Drinks e Ekaut também estão presentes. No Polo Economia Criativa a Feira Bora Bora Arte de Fazer tem várias opções de produtos, entre os quais, acessórios e adereços para os foliões.