Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.02.23 - 10h08

Dia Nacional da Mamografia: Prefeitura do Recife alerta sobre os cuidados com a saúde da mulher

img_alt

Secretaria Municipal de Saúde oferece, mensalmente e de forma itinerante, exames gratuitos no mamógrafo móvel. Unidades de saúde também realizam acompanhamento de rotina com as mulheres. (Foto: Ikamahã/SESAU)

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, com exceção da Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. Para rastrear a doença em sua fase inicial, o que possibilita maiores chances de cura, a mamografia é a forma mais eficaz e acessível. No Recife, a Prefeitura realiza esse exame, de forma gratuita, através de encaminhamento pelas unidades de saúde, ou no mamógrafo móvel - ação itinerante que circula mensalmente os oito distritos sanitários do município, sem necessidade de agendamento. Neste domingo (5), Dia Nacional da Mamografia, a Secretaria de Saúde municipal realiza um alerta sobre os cuidados com a saúde da mulher.

 

A data tem como objetivo orientar a população sobre a importância da mamografia na detecção precoce de alterações nas mamas. “Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, alguns hábitos saudáveis também podem ajudar na redução do risco de desenvolver o câncer de mama, como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física regular, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar. A amamentação também é um fator de proteção”, explica a coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Evelyn Lins. 

 

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a mamografia é recomendada, de forma preventiva, para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos. O exame deve ser realizado a cada dois anos como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas. Quem está fora da faixa etária, e precisa fazer o procedimento, deve procurar a unidade de saúde de referência e solicitar o encaminhamento. 

 

“As mulheres também devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas”, completa Evelyn.

 

MAMÓGRAFO MÓVEL - Mensalmente, a Prefeitura do Recife dá continuidade à ação de prevenção do câncer de mama, por meio do exame de mamografia com o mamógrafo móvel. Neste mês de fevereiro, serão ofertadas 1,6 mil vagas para realização de mamografias gratuitas, em 19 pontos espalhados nos oito Distritos Sanitários da cidade. Os exames são feitos por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e são voltados para mulheres entre 50 e 69 anos. Em cada local, são oferecidas 80 vagas (metade pela manhã e outra metade à tarde). A programação completa pode ser conferida no link: https://bit.ly/mamografofev23.

ASSUNTOS: