NOTÍCIAS

Saúde | 06.02.23 - 10h14

Recife Cuida nos Bairros: Prefeitura promove sétima edição do mutirão de serviços de saúde

img_alt

Prefeito João Campos visitou ação, neste domingo (5), na Imbiribeira. Somente no sábado (4), foram mais de 4.300 atendimentos. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

Os cuidados com a saúde, promovidos pela Prefeitura do Recife, se somam a mais uma edição do mutirão de serviços realizados durante o Recife Cuida nos Bairros. A ação, que teve início em setembro do ano passado, chegou a sua sétima edição neste sábado (4) e domingo (5), na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Imbiribeira, Zona Sul da capital. O evento tem como objetivo ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde, que por algum motivo têm dificuldade de chegar até a Rede Municipal. O prefeito do Recife, João Campos, visitou o espaço na manhã deste domingo (5).

 

“Estão sendo oferecidos vários serviços aqui no mutirão. Tem médico generalista, dermatologista, oftalmologista, tem também exames, como mamografia, exames de ISTs, consultórios odontológicos,  enfim, diversas atividades. São mais de 100 profissionais envolvidos. E a gente está fazendo isso na cidade toda. Os mutirões fazem parte do programa Recife Cuida e estamos realizando eles nas áreas onde ainda se tem uma baixa assistência. Por isso, a gente prioriza esses locais”, disse João Campos. “Outro serviço importante aqui é o encaminhamento das pessoas que precisam de alguma especialidade depois daqui, tudo dentro do sistema, melhorando a qualidade e o acesso de todas as pessoas da cidade”, completou.

 

Durante o fim de semana, os moradores das comunidades Irmã Dorothy, Vila Aritana, Beira da Maré, Nova Esperança, entre outras, puderam realizar, sem necessidade de agendamento, consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista e enfermeiro; exame preventivo ginecológico e de mamografia; testes de covid-19 e testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais. Luzia Soares, de 75 anos, foi uma das atendidas. Ela elogiou muito o serviço oferecido no Recife Cuida nos Bairros na Imbiribeira. “Fiz dois atendimentos aqui. Fui no oculista, porque preciso trocar o óculos e fui também no dermatologista. Foi ótimo, muito bom. Recebi o remédio para colocar na pele. A gente chegou e já foi logo atendida. Consegui fazer duas coisas em um lugar só”, destacou.

 

Quem foi ao mutirão, também pôde atualizar o cartão de vacinação e tomar a vacina contra covid-19, além de fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e receber orientação nutricional. Durante o evento, também foram entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal. “Estamos promovendo a retomada do Recife Cuida nos Bairros, essa ação tão exitosa que já alcançou cerca de 8,2 mil pessoas e realizou mais de 43 mil atendimentos nas últimas seis edições. Esses números reforçam como eventos como esse são importantes para continuarmos promovendo, de forma ampla, o acesso da população aos serviços de saúde”, reforça Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife. 

 

“Esta ação faz a diferença em muitas comunidades. O atendimento, a receptividade das pessoas que estão trabalhando, os médicos que estão aqui, estão de parabéns. Eu chego a me arrepiar falando isso. A gente sabe como a comunidade aqui é carente. Muita gente está agradecendo por esta ação e eu estou aqui agradecendo ao prefeito e todo mundo que faz a Prefeitura por isso”, comentou Azmazete Bernardino, moradora da comunidade de Sítio Grande. A população pôde ainda participar das atividades de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) - reiki, ventosaterapia, auriculoterapia, reflexologia podal e agulhamento. Os usuários também vão receber orientações de educação em saúde com a Vigilância Ambiental sobre a prevenção das arboviroses e uso de hipoclorito.

 

A iniciativa do Recife Cuida nos Bairros faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que, com  um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões, está promovendo a maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Durante as últimas seis edições do projeto, mais de 43 mil atendimentos foram realizados aos recifenses.