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Cultura | 06.03.12 - 14h12

Alunos do Curso de Formação de Agente de Trânsito participam de simulação de blitz

[caption id="attachment_14186" align="alignleft" width="334" caption="Ivanildo Francisco"][/caption]

Atividade prática mostra como deve ser os procedimentos de monitoramento e abordagem de condutores

Com a finalidade de colocar em exercício as técnicas estudadas em sala, tiveram início, na manhã desta terça-feira (06), as aulas práticas do Curso de Formação de Agentes de Trânsito da Guarda Municipal do Recife (GMR). Para realizar a atividade, até a próxima sexta (10), os 280 alunos da turma irão participar de blitzes montadas na Rua dos Palmares, continuidade da Av. Mário Melo, no bairro de Santo Amaro.

 Na ação, os formandos aprendem como abordar o condutor, como tratá-lo com respeito, a forma de repassar aos órgãos competentes as informações coletadas, e também a utilização dos equipamentos, a exemplo dos cones de sinalização. De acordo com o comandante da Guarda Municipal do Recife (GMR), Flávio Romárico, a aula em campo facilitará o aprendizado de técnicas para o dia-dia do trânsito. “Estamos mostrando uma situação bem próxima da realidade. Cada dupla é acompanhada por um agente de trânsito na abordagem que mostra como deve ser todos os procedimentos”, afirmou do comandante.  

Outra atividade prática que será desenvolvida durante a semana é o monitoramento de um cruzamento, localizado no semáforo nº 30, entre a Rua dos Palmares e a Treze de Maio. Para simular a situação, o sinal de trânsito foi desligado e o fluxo de veículos passou a ser controlado apenas pelos agentes. Nesta etapa os alunos ficaram apenas observando a ação e recebendo as orientações dos instrutores.

Um dos concorrentes as 200 vagas do concurso público, Johan Carlos, ressaltou a mudança de ponto-de-vista em relação ao trânsito, agora que tem atuado como postulante a agente. “A Guarda Municipal é uma instituição que tem seriedade. Antes do curso você tem uma visão de pedestre, mas depois você percebe que é preciso muita educação para o trânsito, como pedestre e principalmente como condutor”, destacou o aluno.

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