NOTÍCIAS

| 06.03.12 - 19h27

Mutirão oftalmológico beneficia alunos da Rede Municipal

[caption id="attachment_14226" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Inaldo Lins"][/caption]

A Prefeitura do Recife deu início, nesta terça-feira (06), a nova série de mutirões oftalmológicos do projeto “Olhar Recife”. Cerca de 200 alunos de duas escolas municipais foram atendidos por uma equipe médica da Fundação Altino Ventura (FAV). A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e de Saúde, que proporcionará 18 encontros que atenderão 60 instituições de ensino da RPA 6, no ano letivo de 2012.

A ação de hoje foi realizada na Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, localizado no Ibura, atendendo, também, estudantes da escola Simões Barbosa, no Ibura de Baixo. Para a gerente Elusa Barros, o mutirão é um trabalho de prevenção. “Estamos realizando um trabalho que possibilita uma qualidade de vida melhor aos alunos. E é importante conscientizar os pais de perceberem os sintomas nos filhos”, declarou. São atendidos estudantes na faixa etária de 06 a 16 anos.

Os alunos examinados passam por uma pré-triagem de acuidade visual nas escolas, pela equipe da Diretoria de Ações Educacionais Complementares (DAEC) da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. A equipe recebeu capacitação para identificar possíveis problemas de visão que podem comprometer a aprendizagem. A estudante Thaís Lopes de Albuquerque, de 13 anos, foi uma das selecionadas para a realização dos exames. “Foi a primeira vez que fiz algum exame oftalmológico. Felizmente, não vou precisar de óculos ou de algum tipo de tratamento. Mas é uma iniciativa boa, pois muitos alunos não enxergam muito bem, e isso acaba atrapalhando o rendimento dentro da sala de aula”, disse.

Já o Douglas Silva Souza, de 14 anos, saiu dos exames com uma prescrição para usar óculos. “Nunca percebi dificuldade para ver, mas é importante saber do problema para poder resolvê-lo”, afirmou. De acordo com o oftalmologista da FAV, Gustavo Rodrigues, boa parte dos alunos foi liberada. “Encontramos alguns casos com erro de refração, às vezes, estrabismo. Nos casos mais graves, pedimos para encaminhar para a Fundação”, declarou.

O próximo mutirão oftalmológico acontecerá na terça-feira (dia 13), nas seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Cristiano Cordeiro (Escola Piloto) e Lagoa Encantada (UR 02), 27 de Novembro (Cohab UR 03) e Pantanal, no Barro.

Atendimento – O Projeto “Olhar Recife” faz parte do Programa Saúde na Escola. Na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Entre as metas do programa estão: identificar, através de consultas, problemas visuais, relacionados à refração, em estudantes matriculados na Rede e prestar assistência oftalmológica através do fornecimento de óculos ou encaminhamento para tratamento de doenças mais graves, na FAV. A previsão é que 17.800 estudantes passem pela triagem em 2012, 3.600 sejam encaminhados para consulta oftalmológica e aproximadamente 650 recebam prescrição de lentes corretivas.