NOTÍCIAS

| 06.03.12 - 17h37

Soldados do Exército começam a ser capacitados para combater a dengue no Recife

Eles serão informados sobre as medidas que deverão ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito nos imóveis

 Por Tádzio Estevam

Começa nesta quarta-feira (07) a capacitação dos 60 soldados do Exército que irão ajudar a Secretaria de Saúde do Recife a combater a dengue. O encontro acontecerá na 7ª RM (Região Militar), localizada na Cidade Universitária, ao lado do CEFET e do Colégio Militar do Recife, a partir das 8h, e contará com a presença do assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa.

A capacitação ocorrerá em dois dias. Durante esta primeira etapa, os novos parceiros terão as noções teóricas sobre o controle vetorial. Eles serão informados sobre as medidas que deverão ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito como vedar caixas d’água, e identificar os possíveis focos do mosquito. O conteúdo será repassado pela supervisora Operacional de Controle e Vigilância Entomológica do Recife, Vânia Nunes, que levará ainda uma apresentação em slides, uma maquete sobre o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, larvas vivas e ovos para que os ‘alunos’ conheçam a realidade que eles irão se deparar nas ruas.

Na quinta-feira (08), a manhã será destinada às atividades práticas. Entre às 8h e o meio dia, os soldados farão a varredura nas dependências do quartel e também nos arredores. Toda a ação será acompanhada pelos supervisores operacionais de Saúde Ambiental. Passada a capacitação, no próximo dia 12 eles irão efetivamente acompanhar e ajudar os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) nas varreduras que ocorrerão em quatro das seis áreas geográficas do Município. Entre os dias 12, 13 e 14, o grupo atuará nos bairros da Zona Sudeste. Já nos dias 15, 19 e 20, eles seguirão para a Zona Norte. Nos dias 21, 22 e 26 será a vez dos bairros da Zona Noroeste da Cidade como Casa Amarela. E, por último, de 27 a 29, os bairros da Zona Oeste como Engenho do Meio, Várzea, Iputinga.

Parceria – No último dia 16 de fevereiro, o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, se reuniu com a cúpula do Exército no Comando Militar do Nordeste para fechar mais uma parceria pelo terceiro ano consecutivo. “O Exército tem se mostrado um aliado valoroso no enfrentamento da enfermidade. Como em anos anteriores, o envolvimento dos militares tornou-se parte importante da estratégia que traçamos para conter o avanço do número de casos de dengue no Recife”, destacou.

Ainda estão previstas – e mesmo em desenvolvimento – ações com o Corpo de Bombeiros, shopping centers, sociedade civil organizada, Federação Pernambucana de Futebol, instituições bancárias, estabelecimentos de ensino, empresas privadas e muito mais. As iniciativas também serão repercutidas entre todas as secretarias da Prefeitura do Recife, da Saúde à Cultura.