NOTÍCIAS

Cultura | 06.03.15 - 12h09

Balanço Parcial de Chuvas no Recife

Defesa Civil

A Prefeitura do Recife informa que, no intervalo de apenas duas horas, choveu 86 milímetros na capital pernambucana, o esperado para 11 dias, de acordo com a média pluviométrica do mês de março (242 mm). A Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) do Recife registrou quatro deslizamento de barreiras na cidade e um caso de alagamento em uma comunidade.

A ocorrência de destaque foi a queda de encosta ocorrida em Lagoa Encantada, no Ibura. Nesse caso, que aconteceu por volta das 3h, quatro casas foram atingidas e três pessoas ficaram feridas.

José Luna Félix, 62 anos, foi atendido na UPA da Imbiribeira e, ainda pela manhã, transferido pelo Samu para o Hospital Otávio de Freitas, onde permanece em observação. Maria Dolores da Silva, 74 anos, atendida na UPA de Lagoa Encantada, já recebeu alta. Francisco de Assis da Silva, 35, recebeu atendimento em um hospital particular e assinou um termo para liberação da unidade, o que ocorreu logo em seguida.

O ferido ainda em observação está sendo acompanhado por equipes da Secretaria de Saúde do Recife e da área social da Sedec. Na manhã desta sexta-feira, está sendo realizado o serviço de remoção de entulhos e cortes de árvores na área para que novas vistorias sejam feitas.

Os outros três deslizamentos, que não tiveram vítimas, ocorreram em Beberibe, na UR-2 (Ibura) e UR-7 (Várzea). A Sedec também registrou alagamento que atingiu uma comunidade na Linha do Tiro.

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) tem trabalhado na Operação Inverno desde dezembro de 2014, já tendo implantado geomanta em 107 áreas de risco, realizado cerca de 7 mil vistorias de monitoramento, colocando mais de 300 mil metros quadrados de lonas plásticas, visitando cerca de 4,6 mil residências para dar orientações de práticas seguras e 25 palestras educativas em escolas municipais.

Trânsito

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua, desde o início da manhã desta sexta-feira (06), para minimizar os danos causados pela chuva e auxiliar a mobilidade da população. Cerca de 100 agentes e 200 orientadores de trânsito operaram nas principais vias da cidade.

Desde o início desta manhã, 11 semáforos apresentaram falhas devido às chuvas. Desses, seis já operam normalmente e outros 5 estão em atendimento pelas equipes técnicas. No total, Recife conta com 649 semáforos, sendo que 451 deles são equipados com nobreaks.

Seis guinchos estão posicionados em locais estratégicos e podem ser acionados em casos de acidentes e na retirada de veículos que possam apresentar defeitos. Até as 11h05, a Companhia registrou dois acidentes de trânsito, sem vítimas.

Obras

A URB informa que possui aproximadamente 15 obras em áreas de encosta com serviços sendo executados. No último mês de fevereiro, a empresa concluiu os serviços de muro de arrimo, escadaria e canaletas na Rua Edmar Moury Fernandes (Três Carneiros/Ibura), Avenida Campo Verde (Três Carneiros/Ibura), Avenida Rio Grande e Rua Paulo de Biase (UR-1/Ibura) e na Rua Ministro Dilson Funaro (Jordão Baixo). O investimento foi de R$ 5,2 milhões. Localidades como Vasco da Gama, Linha do Tiro e Várzea também já tiveram obras concluídas de 2013 até agora.

A URB está em fase de contratação de 104 obras em áreas de encosta de todo o Recife no valor de R$ 150 milhões já garantidos pela Prefeitura. Destas, 12 já foram licitadas e estão sendo iniciadas. Estão sendo realizados serviços de construção de muro de arrimo, canaletas, escadarias e outros serviços.