NOTÍCIAS

Cultura | 06.03.15 - 15h09

Museu da Cidade do Recife sedia encerramento do projeto Frevo Patrimônio da Humanidade

Projeto teve incentivo do Funcultura e reforça ações de salvaguarda do ritmo

O Museu da Cidade do Recife será palco neste sábado (dia 07), a partir das 15h, de cerimônia de encerramento do projeto Frevo – Patrimônio da Humanidade, realizado ano passado com incentivo do Funcultura. O evento contará com aula espetáculo e exibição de vídeo documental da iniciativa, apresentação da Orquestra Raízes Pernambucanas do maestro Fábio Cesar, do Passista Valdir Nunes e dos cantores Ivanildo Silva e Sônia Aguiar. Também participam da cerimônia agremiações carnavalescas do Estado que integraram o projeto.

O projeto foi realizado pela produtora cultural Marina Russell Brandão Cavalcanti e a ADCE Produção Cultural. O evento deste sábado irá reforçar a proposta de ações de salvaguarda (projeto cultural nº 1191/13) do frevo, enquanto expressão cultural, que movimentou escolas públicas e comunidades do Grande Recife, através de palestras, aula espetáculos e oficinas. A iniciativa contou com diversos agentes que tiveram a missão de propagar a riqueza do frevo entre os quais estão produtores culturais, pesquisadores (como o jornalista Marcelo Varela), artistas como Walmir Chagas e mestres populares que mantém viva esta tradição pelo estado.

O projeto integrou pais, alunos, professos e pessoas da comunidade por meio de diálogos e informações diversas, que envolveram desde características das vestimentas, até os passos e adereços utilizados pelos passistas. Através do trabalho foi possível aproximar o público de sua diversidade cultural, bem como de seu desenvolvimento ao longo dos anos, das formas peculiares de suas práticas.