NOTÍCIAS

Cultura | 06.03.15 - 11h10

Seda fecha parceria com a SDS para capacitar soldados em direitos dos animais

Iniciativa inédita no País visa preparar os novos policiais para aturem em casos de maus tratos e abandono, com posturas preventivas, pedagógicas e intervencionistas. (Foto: Divulgação)



A Secretaria-Executiva de Direitos dos Animais do Recife (Seda) fechou, nesta quinta-feira (5), uma parceria inédita com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). A partir do mês de abril, 1.100 alunos do curso de formação de soldados da Polícia Militar receberão capacitação em direitos dos animais. A disciplina abordará a legislação vigente, além de ensinar aos profissionais como prevenir e identificar sinais de maus tratos, os deveres do tutor responsável e como agir e orientar o cidadão em relação aos direitos dos animais. As aulas serão ministradas por equipes da Seda, no campus de Ensino Metropolitano I da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), localizado no bairro do Curado.

Para o secretário-executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, o principal objetivo dessa parceria é criar uma nova visão de respeito ao animal e respeito à vida. “A pacificação social, missão das polícias, inclui os direitos dos animais. Crimes cometidos contra outras espécies não são menores, pois a violência é progressiva”, afirma. Segundo ele, a previsão é que esse tipo de capacitação seja estendido para outros cursos de formação, como o de delegado, e para os cursos de reciclagem da PM. "Contar com a Polícia Militar nessa missão é uma conquista fundamental para um mundo de paz para todos, pessoas e animais. Quem não respeita um animal, não respeitará o próximo. Estamos bem felizes com essa parceria", completou o secretário.

De acordo com o gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da SDS, Manoel Caetano, a inclusão desse conteúdo ainda no curso de formação dos soldados colabora para uma mudança de postura da corporação. “É mais difícil quando temos que desconstruir certos preconceitos que já estão consolidados. Esse novo conhecimento vai possibilitar que os profissionais possam interagir melhor com a população, já que eles serão presença constante nas ruas”, explica. A previsão é que os novos soldados comecem a atuar em agosto.

A convite do secretário Rodrigo Vidal, esteve presente na reunião a jornalista Silvana Andrade, fundadora e presidente da maior agência de notícias dos direitos dos animais do Brasil, a ANDA.