Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 06.03.17 - 20h15

Secretaria da Mulher do Recife entrega kits de higiene às detentas da Colônia Penal Feminina do Recife

img_alt

Mais de três mil doações foram arrecadadas nas trocas das camisas do bloco Nem com uma Flor, neste carnaval (Foto: Cortesia)

 

"Eu nunca tinha ouvido falar da Secretaria da Mulher, escutei hoje. Foi bom demais. É uma ajuda, né?", disse a detenta Tatiane, de 30 anos, ao receber o seu kit de higiene da Secretaria da Mulher do Recife, na tarde desta segunda-feira (6), na Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro do Engenho do Meio. As doações foram o resultado de uma campanha, lançada pela pasta municipal, que trocou as camisas do bloco Nem com uma Flor por um pacote de absorvente e dois sabonetes. A ação na Colônia faz parte de uma série de eventos que serão realizados pela Prefeitura do Recife, durante o mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Além dos kits, as detentas puderam entender um pouco mais sobre as ações e políticas da Secretaria municipal da Mulher voltadas para o combate à violência de gênero e o empoderamento sociopolítico feminino. Uma orquestra de frevo e profissionais da Academia da Cidade alegraram as tardes das participantes. No evento, também foram anunciadas atividades que serão realizadas, pela Prefeitura do Recife, dentro do presídio, como articulações com a Secretaria de Saúde do Recife para a realização de exames periódicos de mamografia, mutirões judiciais e casamentos coletivos.

"Eu gostei muito dos kits, a gente precisa demais aqui. E gostei também da Secretaria, melhorou muito saber disso, a gente se sente mais segura", afirmou a detenta Edleuza, de 27 anos, ao receber a doação. Para a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, a visita à Colônia é de fundamental importância. "A Secretaria da Mulher está elaborando uma série de atividades neste espaço para empoderar essas mulheres e dar mais qualidade de vida a elas. Estamos articulando com a Saúde da Mulher exames periódicos, acompanhamentos das pessoas soropositivas, prevenção à violência, entre outras coisas. Fazer com que elas saibam que podem contar com a Secretaria é bem importante", comentou.

A grade de atividades segue até o final de março com palestras, oficinas, colocação de DIUs e rodas de diálogo. Este ano, além das ações, a Secretaria da Mulher homenageia Bárbara de Alencar, heroína que lutou por uma sociedade mais justa na Revolução Pernambucana de 1817. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura do Recife