NOTÍCIAS

Cultura | 06.04.13 - 13h48

Geraldo abre debate sobre o Pacto Pela Vida do Recife

Geraldo Julio destacou que o ato de hoje representa a “essência do seu governo”. (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo Julio destacou que o ato de hoje representa a “essência do seu governo”. (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

O prefeito Geraldo Julio fez a abertura, na manhã deste sábado (6), da Consulta Pública que vai reunir sugestões para o Pacto Pela Vida do Recife. O evento está sendo realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Até às 11h30, 575 pessoas já haviam se inscrito para participar do ato; quase o dobro do previsto pela organização. O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar o desdobramento de uma ação prevista no planejamento: o lançamento do edital de licitação para o Compaz do Bongi, processo que deve ser concluído em 60 dias. O Pacto Pela Vida do Recife será entre à população em maio.

Geraldo Julio destacou que o ato de hoje representa a “essência do seu governo”. “Somos um governo democrático. No meu governo não tem dono da verdade. No meu governo, ninguém sabe mais do que o outro. Quem sabe é o povo, os estudiosos. No Recife não poderia ter Pacto Pela Vida gestado em cima de birô e dentro de gabinete. Pacto Pela Vida se constrói com a participação maciça da sociedade recifense. Esse dia é marcante por isso, porque vamos construir uma vida melhor daquela porta para fora”, cravou o prefeito.

O secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, destacou a importância do ato. “Estou muito feliz e emocionado de fazer parte desse momento. Ver todas as secretarias da Prefeitura integradas com outros atores e com a população no combate à violência era um sonho antigo. Agora, estamos trabalhando em conjunto. A cidade do Recife agradece.”

Cerca de 600 pessoas participaram do evento. (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Cerca de 600 pessoas participaram do evento. (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

A consulta pública seguirá durante esta tarde. Representantes da sociedade civil e de entidades estão reunidos em seis salas que abordam os temas Educação, Qualificação Profissional e Inovação; Participação Popular, Governança, Controle Social e Sustentabilidade; Políticas Afirmativas e Recuperação de Situação de Risco; Controle Urbano, Mobilidade e Infraestrutura; Integração de Políticas Públicas e Sistemas de Informação; e Cidade Saudável.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Alexandre Rebêlo, todo o processo de elaboração do documento do programa será concluído em breve. “Vamos continuar recebendo sugestões através da internet. Em maio, teremos todas as ações definidas”, garantiu. O formulário para sugestões está disponível através do link: http://bit.ly/ppvrecife.

Além de todo o secretariado da Prefeitura e representantes da Câmara de Vereadores, estão presentes na consulta pública o vice-prefeito Luciano Siqueira; o prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre; o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio; a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes; o secretário de Articulação Regional e Social, Aluísio Lessa; secretário de Planejamento e Gestão, Fred Amâncio; secretária da Mulher, Cristina Buarque; secretário da Infância e Juventude, Pedro Eurico; sociólogo José Luiz Ratton; desembargador Fausto Freitas; presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reinaldo; entre outras autoridades.