Rede municipal de ensino do Recife tem maior crescimento da história do Saepe
Resultados da avaliação mostram melhorias na média de proficiência em todos os anos avaliados
A rede municipal de ensino do Recife obteve, em 2015, seu maior crescimento na série histórica do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe). Na comparação com 2014, os índices de aprendizagem dos alunos tiveram avanços significativos, bem como os percentuais de participação dos estudantes. O Saepe avalia os alunos do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Português e Matemática.
"Os resultados mostram melhorias na média de proficiência em todos os anos avaliados, gerando os maiores resultados numéricos da rede municipal desde que o Saepe foi implantado. Em nenhum outro momento crescemos tanto em todos os níveis", afirma o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira. Em Português, na comparação entre 2015 e 2014, houve crescimento de 9,7 pontos no 3º ano, de 6,4 pontos no 5º ano e de 10,4 pontos no 9º ano. A mesma tendência positiva foi registrada nos resultados de Matemática, com crescimentos de 9,6 pontos no 3º ano, 6,8 pontos no 5º ano e 9,5 no 9º ano.
Em relação a 2012, os avanços são ainda mais expressivos. Os índices de Língua Portuguesa no 3º ano, por exemplo, que eram de 481,7 pontos naquele ano, passaram para 492,1 em 2015; no 5º ano, a melhora no mesmo período foi de 175,5 para 186,2; e no 9º ano, o crescimento registrado foi de 215,5 para 226,5 pontos. O desempenho dos alunos em Matemática também melhorou entre 2012 e 2015, subindo de 478,6 para 488,9 no 3º ano, 188,4 para 193,5 no 5º ano e 218,1 para 228,4 no 9º ano. Os resultados são dados por uma escala de proficiência que vai de 0 a 1000 no 3º ano e de 0 a 500 no 5º e 9º ano.
Na visão do secretário, os resultados comprovam que o trabalho da Prefeitura do Recife está indo no rumo certo. Nos três primeiros anos da atual gestão, já foram investidos mais de R$ 156 milhões em educação, valor 50% maior que a soma dos investimentos na área nos 12 anos das administrações anteriores. "Creditamos os avanços à dedicação dos professores e gestores, que se esforçam para superar as dificuldades do dia a dia. Vale destacar também uma série de medidas tomadas pela administração municipal, como o monitoramento constante das unidades educacionais, agora com coordenadores pedagógicos em 90% delas, e o desenvolvimento de uma política de formação com foco nas principais necessidades da rede municipal", explica.
Ele destaca ainda ações como a implantação da Política de Ensino, que é a unificação do currículo para toda a rede; o incentivo à produção científica de estudantes e professores, estimulados pelo uso de tecnologia, como aulas de robótica e distribuição de tablets; e os investimentos em infraestrutura, que chegam a R$ 86 milhões, possibilitando um novo padrão de qualidade com a construção de 22 novos equipamentos e a requalificação da rede antiga. Já foram entregues oito creches-escolas e três escolas. Ainda estão em construção cinco creches-escolas e seis escolas - uma delas será inaugurada nesta quinta (7), em Santo Amaro.
"Pela primeira vez, os três anos avaliados melhoraram tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. Percebemos também uma evolução nos índices de participação dos estudantes, principalmente no 9º ano, que teve crescimento de 7,5%", complementa o secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais. De acordo com ele, o Recife volta a oferecer educação pública de qualidade, buscando reduzir as desigualdades em relação à rede privada de ensino. "Também de forma inédita, conseguimos nos nivelar com a média da rede estadual de Pernambuco no Ensino Fundamental", reforça Morais.
As cinco Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTIs) do Recife cresceram acima da média da rede como um todo. Todas melhoraram em Português e quatro em Matemática, enquanto que algumas cresceram o dobro da média geral.
SAEPE - O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco tem por objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. Aplicado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, o Saepe também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos. Os resultados da avaliação são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe).
Confira aqui todas as notas.