Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 06.04.17 - 20h52

Crianças e adolescentes participam de atividades esportivas promovidas pela Prefeitura

img_alt

Semana Esportiva Recife leva esportes, como hóquei sobre patins, luta olímpica e salto em altura, para várias áreas da cidade (Foto: Inaldo Lins/PR)

 

O pontapé inicial da Semana Esportiva Recife foi dado nesta quinta-feira (6), comemorando o Dia Mundial da Atividade Física. Durante o período da manhã, crianças e adolescentes participaram de uma atividade no Ipsep, com a prática de hóquei sobre patins. Já à tarde, foi a vez do basquete e da luta olímpica ocupar o Centro Social Urbano Bidu Krause, no Totó. As práticas esportivas seguem até o próximo domingo (9) e são promovidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Amanhã (7), a programação continua com ginástica, handebol e exposição de hipismo, na Praça da Várzea, e futebol americano no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha.

A secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, ressaltou a importância de oferecer esportes para a população. “Me alegra demais ver as pessoas aderindo ao esporte. O objetivo da Semana é levar esportes inusitados, esportes menos populares para a população. E o esporte educa e ensina valores, além de ser um caminho de vida para o cidadão. A Semana ainda ocupa o tempo das crianças e dos adolescentes, afastando de coisas ruins”, destacou.

Na Praça Euler Bentes, no Ipsep, aconteceu o Patinando Cidadania, de hóquei sobre patins. O projeto é coordenado por Leônidas Agra, militante do hóquei desde 1975 e que carrega no currículo dez anos de seleção brasileira. Dezenas de crianças e adolescentes participaram do projeto, praticando hóquei pela primeira vez. Um desses adolescentes era João Diogo da Silva, 15 anos, que jogou hóquei sobre patins pela primeira vez. 

“Nunca tinha jogado e gostei muito. Já jogo futebol e tênis, mas agora vou ver se começo a jogar hóquei sobre patins também”, disse João Diogo. Outro que também praticou pela primeira vez foi Sandro Vinícius de Oliveira, 11 anos. Ele gostou da semelhança com o futebol no esporte. “Eu já jogo futsal e é muito legal. A gente precisa fazer o gol, tem goleiro e tem algumas coisas parecidas. Quero continuar jogando”, contou.

Na parte da tarde, no Centro Social Urbano Bidu Krause, foi a vez do basquete e da luta olímpica.  Adriana Moisés Pinto, mais conhecida como Adrianinha, a ex-armadora da Seleção Brasileira de Basquete, comandou a turma que conheceu de perto o basquete no seu melhor nível de habilidade. Quem também mostrou todo seu potencial neste dia foi Lucas Matheus, que recentemente foi selecionado para o Programa Ganhe o Mundo Esportivo, que garante um intercâmbio de três meses, realizado pelo Governo de Pernambuco. Atleta do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, ele treina luta olímpica.

Confira a programação para os próximos dias:

 

Sexta-feira (07/04)

Modalidades: Ginástica, Handebol e hipismo

Horário: 9h às 12h

Local: Praça da Várzea, Avenida Afonso Olindense

 

Modalidade: Futebol Americano

Horário: 15h às 17h

Local: Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha

 

Sábado (08/04)

Modalidade: Tênis de Mesa

Horário: 15h às 17h

Local: Parque Santana, Rua Jorge Gomes de Sá, Santana

 

Domingo (09/04)

Modalidades: Salto em Altura, Esgrima e Kart

Horário: 15h às 17h

Local: Segundo Jardim, Boa Viagem