Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.04.17 - 20h00

Recife promove ações em toda cidade para comemorar o Dia Mundial da Saúde

A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), traz em 2017 o tema do combate à depressão

 

Nesta sexta-feira (07) é celebrado o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para comemorar a data, que tem como tema “Let’s Talk” - que em tradução livre para o português quer dizer “Vamos Conversar” -, com a proposta de combater a depressão, a Prefeitura do Recife promove em toda a cidade, por meio da Secretaria de Saúde do Recife várias ações de prevenção e promoção à saúde. As atividades – palestras, rodas de diálogo, oferta de serviços de saúde bucal, testes de HIV/AIDS, emissão de cartão SUS, orientações sobre prevenção das arboviroses – já estão ocorrendo nos oito Distritos Sanitários e prosseguem até o final deste mês (ver quadro). 

Neste domingo, 09, no Parque 13 de Maio, área central da cidade, será realizada uma feira de saúde e uma caminhada promovida pela Academia da Cidade como estratégia para a melhoria da qualidade de vida da população. A partir das 7h terá início a concentração para a feira aberta ao público com vários serviços gratuitos para a promoção e educação em saúde. As políticas de Saúde Bucal, População Negra, DST/AIDS, Saúde Mental, da Mulher, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, Saúde da criança e Saúde do homem, executadas pela Prefeitura do Recife, ofertarão várias atividades.

O Programa Academia da Cidade (PAC) com as demais Políticas da Atenção Básica e Saúde Mental, promoverá uma caminhada até a Avenida Marquês de Olinda, terminando com uma grande aula de dança e ginástica de vários ritmos (ver roteiro no mapa).  O Objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância da adesão de hábitos de vida saudáveis como prevenção e tratamento para a depressão.

Arboviroses - O fortalecimento das medidas de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti será promovido no Dia Mundial da Saúde, nesta sexta-feira, 07, em mais de 50 unidades de saúde do Recife, incluindo policlínicas e Upinhas. Além do trabalho de aspiração de mosquitos adultos, serão realizadas ações de saúde nas salas de espera desses equipamentos.

A Data - Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou um conceito ampliado de saúde visando um melhor entendimento a respeito do que é estar saudável, passando a ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas por meio da garantia da qualidade de vida.

Em 1986, na 1ª Conferência Internacional de Saúde, surgiu a Carta de Ottawa, em resposta à crescente demanda por uma nova concepção de Saúde Pública no mundo e a apresentação de um conceito de Promoção à Saúde como ferramenta para se atingir  um estado de saúde plena.

No Brasil, a lei 8.080 de 1990 diz que a Saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que para ter Saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambientes, trabalho, renda, educação, atividade física, transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essenciais.

Em 1948, foi criado pela Assembleia Mundial de Saúde, o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 07 de abril, tendo como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional e todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionados com a saúde, no intuito de estimular o autocuidado por parte da população e o empoderamento dos seus direitos.

Tema - Este ano, para o Dia Mundial da Saúde de 2017, a OMS deu início a uma campanha sobre Depressão, com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português). A iniciativa reforça que existem formas de prevenir e tratar a depressão, alertando que ela pode levar a graves consequências. Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ela. Pessoas poderão procurar ajuda no link.

Programação Resumida:

 

Horário

Local

Ação

07:00h as 9:00h

Parque Treze de Maio

Concentração: Grande feira de saúde

9:00h as 10:00h

Deslocamento – mapa anexado

Caminhada

10:00h as 11:00h

Rua Marques de Olinda

Aulão de ritmos com PAC

11:00h

Rua Marques de Olinda

Encerramento

 

Detalhamento do percurso:

Parque Treze de Maio - Rua da Saudade – Rua Princesa Isabel – Praça da República – Ponte Buarque de Macedo – Rua Madre de Deus – Avenida Alfredo Lisboa – Avenida Marquês de Olinda.

 

 

DS

UNIDADE

AÇÕES

DATA

LOCAL DA AÇÃO

I

PAC

Ação do dia Mundial da saúde

09/04

Parque 13 de Maio

II

 

Semana Mundial da Saúde

06/04

COMPAZ GOV.EDUARDO CAMPOS

II

DS

Semana Mundial da Saúde - serviços ofertados: mamógrafo, teste rápido HIV, emissão de cartão SUS, palestra sobre Saúde Bucal e orientação sobre arboviroses.

07/04

ESCOLA ALFREDO FREIRE

III

DS

Manhã-  8 hs: Ação na Igreja Universal com orientações sobre dst/aids, tuberculose, hanseníase e teste rápido.

08/04/2017

Igreja Universal

IV

 

Dia Mundial da Saúde

27/04

Parque da Jaqueira

IV

PACS Zumbi e Berardo

Ação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

06/04/2017

Casa de Apoio ao Idoso Vovó Bibia (Rua. Frei Teófilo de Virgoletta, S/N- Zumbi)

V

USF MANGUEIRA II

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - Palestra sobre Saúde
Bucal e Escovação Supervisionada;

07 DE ABRIL

CRECHE M DA MANGUEIRA

V

UPINHA NOVO JIQUIÁ

DIA DO ESPELHO

07 DE ABRIL

UPINHA NOVO JIQUIÁ

 

ACADEMIA DA CIDADE – POLO IPSEP: –

Mobilização, roda de diálogo e relato de experiências dos usuários sobre qualidade de vida. Referente ao dia mundial de qualidade de Vida e dia mundial da atividade física

 

Manhã: ACADEMIA DA CIDADE – POLO IPSEP: –

VII

_

Dia Mundial da Saúde

Serão ofertados mamografia, vacinação, exames de tuberculose e hanseníase

08/04/17

Escola Rotary

VIII

USFs PANTANAL , VILA DOS MILAGRES, MONTE VERDE, UR 02, TRÊS CARNEIROS BAIXO, -COHAB, USFs ALTO DA BELA VISTA, VILA DO SESI, CIDADE OPERÁRIA NO IBURA E JORDÃO BAIXO, ALTO DA JAQUEIRA, UBT ARISTARCHO DE AZEVEDO NO JORDÃO

Sala de espera com palestra sobre Hanseníase

07/abr

Sala de espera USF