Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 06.04.22 - 15h03

Profissionais da Assistência Social da Prefeitura do Recife lançam livro com vivências práticas

img_alt

A obra “Sistema Único da Assistência Social: experiência da proteção social no município do Recife” foi lançado no Teatro do Parque. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O Teatro do Parque, gerenciado pela Prefeitura do Recife, foi palco para o lançamento do livro “Sistema Único da Assistência Social: experiência da proteção social no município do Recife”, nesta terça-feira (5). A obra reúne a vivência dos profissionais da assistência social, entre trabalhadores e gestores, sobre a prática profissional na gestão e execução dos serviços da assistência social realizada no Recife. O evento reuniu representantes do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS-Recife), trabalhadores e usuários da rede socioassistencial, amigos e familiares dos atores e colaboradores. 

A obra é organizada por Geruza Felizardo, secretária-executiva da Assistência Social do Recife, Edson Lima, gestor de Unidade da Regulação do SUAS e atual presidente do CMAS-Recife e Edístia Maria Abath, professora e doutora em Serviço Social, referência na área de Ciência Sociais Aplicadas. Os recursos obtidos com a venda dos exemplares serão voltados para investimento municipal na política da assistência. 

“O livro é dedicado não somente aos profissionais da área, mas também a todos os que querem entender as práticas da assistência social, pois traz registros de práticas exitosas que contribuem para a concretização da política da assistência social. O esforço da sistematização dessas práticas permite a reflexão da ação e contribuem para o aperfeiçoamento do fazer profissional”, reforça Geruza Felizardo.

O livro traz a lógica participativa, democrática e de defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. Os autores construíram a obra por meio de estudos e reflexões que revelam o pensar e fazer que fazem parte do cotidiano da assistência social. Os textos buscam reforçar a importância do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)  na Prefeitura do Recife, com exemplos dinâmicos que servem de referência para outros municípios brasileiros, para que o SUAS resista aos tempos atuais.  O leitor poderá entender sobre as possibilidades de atuação na política pública e compartilhar novos fazeres.

Confira a lista de servidores da Prefeitura do Recife que colaboraram com a escrita do livro “Sistema Único de Assistência Social: experiências da proteção social no município do Recife”:

Alzeny Maria Ribeiro Ferrari
Anderson Gustavo Fernandes Silva
Andrezza Sandrelly Silva Santos
Catarina Márcia da Silva
Divane Nery
Edwin Silva
Fernanda Carvalho
Iris Cunha da Silva
Laurisabel Guimarães Pinheiro
Maria Ângela Oliveira Souza
Mariana Bandeira
Marilene Maria Campos Bastos Rodrigues
Patrícia Assunção de Souza
Patrícia Oliveira
Rafaela Mendes
Renata Zovka da Paz
Tereza Cristina Clara Pontes
Valéria Monteiro
Vanessa Karla Souza Pessoa