Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 06.05.19 - 18h58

Fundação Bernard Van Leer visita iniciativas para a primeira infância no Recife

img_alt

Compaz Eduardo Campos, Mais Vida nos Morros e o Projeto Mãe Coruja estiveram na pauta de visitas guiadas por gestores da Prefeitura feitas ontem (05) e hoje (06) pelos representantes da Fundação. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Importante parceira da Prefeitura do Recife para a o desenvolvimento de ações voltadas para a Primeira Infância, a Fundação Bernard van Leer voltou à cidade para apresentação da nova representante para América Latina da Fundação, Cláudia Vidigal. A vinda da comitiva da instituição holandesa, que contou com outros quatro representantes, incluiu também algumas visitas de campo. A agenda teve início ontem (05) e foi concluída na manhã de hoje (06) com reunião presidida pelo prefeito Geraldo Julio. Presentes ao encontro desta segunda-feira estavam a primeira dama do Recife, Cristina Mello, além dos secretários, secretárias e gestores envolvidos diretamente com as ações realizadas especificamente para crianças de zero a seis anos, mulheres grávidas e suas famílias.   

O prefeito Geraldo Julio frisou a importância de investir na primeira infância e trata o tema como primordial para a gestão. “Estudos no mundo inteiro indicam que investir na primeira infância, aquele período dos zero aos seis anos de idade, é o ponto transformador na vida desses pequenos cidadãos e das cidades. A Fundação Bernard van Leer é para nós parceiro fundamental na construção desse processo. Por meio dela nossa gestão teve acesso às informações que fazem toda a diferença na condução dos nossos projetos, programas e ações. São informações de ordem global que nos permitem hoje ter uma visão estratégica no que diz respeito às tomadas de decisões que envolvem os nossos pequenos cidadãos, suas famílias e, consequentemente, a cidade”, explica o prefeito.

Na manhã de hoje, durante o encontro do prefeito com os representantes da Fundação, coube ao secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira, fazer a apresentação do conjunto de políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura do Recife que estão ligadas diretamente à Primeira Infância. Ao todo 10 secretarias realizam atividades ligadas à Primeira Infância. Todas elas são acompanhadas pelo prefeito dentro dos ciclos de monitoramento e a Semana do Bebê, que será realizada ainda neste mês de maio, é o ponto alto de uma programação que lembra a importância em direcionar atividades específicas para crianças de zero a seis anos, mulheres grávidas e suas famílias.   

Visitas técnicas – Antes da reunião de hoje (06), os representantes da Fundação Bernard van Leer tiveram a oportunidade de visitar, no domingo, ao Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e a experiência do Projeto Mais Vida nos Morros, em Beberibe e Vasco da Gama.

Na companhia do secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, que recebeu a comitiva, os representantes conheceram uma das duas “fábricas de cidadania” que geram impacto positivo em uma das áreas de maior vulnerabilidade social do Recife. Esportes, lazer, educação e serviços são oferecidos nesse grande espaço que busca formar cidadãos. Uma outra unidade funciona no bairro do Cordeiro e outras três deverão ser construídas até o final da gestão reforçando o conceito da

Na sequência, a equipe conheceu dois espaços do Projeto Mais Vida nos Morros, um em Beberibe e o outro no Vasco da Gama. Túllio Ponzi, gestor responsável pelo projeto, acompanhou a visita e apresentou os detalhes sobre essa intervenção urbana que resgata espaço degradados devolvendo os espaços públicos à convivência e permanência das pessoas nesses locais. O Mais Vida nos Morros está presente em dez áreas da cidade e outras duas em andamento para serem entregues à população. O projeto conta com o envolvimento e a participação das comunidades, reforçando o sentimento de pertencimento com o bairro e com a cidade.

Na sequência da programação das visitas de campo, antes da reunião de hoje (06), a comitiva foi recebida pelo secretário de Saúde, Jailson Correia, na Policlínica Salomão Kelner para conhecer de perto o Projeto Mãe Coruja. Na ocasião os visitantes assistiram à pintura da barriga de 20 gestantes. A ação tem por objetivo acolher mulheres com gravidez de alto risco, que são assistidas pelo Sistema Municipal de Saúde, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil na capital pernambucana. O trabalho realizado com essas mulheres vai desde a gestação, passando pelo parto e o acompanhamento das crianças dos zero aos seis anos de idade, período que compreende a Primeira Infância. Mais de sete mil crianças já foram acompanhadas pelo Mãe Coruja.