Recife entre as 20 cidades do mundo que vão participar de programa para melhoria de vias para as crianças
O Recife foi o único município brasileiro escolhido para participar do Acelerador do programa Streets for Kids, da Global Designing Cities Initiative (GDCI). O projeto tem como objetivo a criação de uma rede global de líderes municipais e profissionais cujos préstimos possam ajudar na melhoria das vias para as crianças em suas cidades. Entre os demais municípios escolhidos estão Melbourne (Austrália), Santiago (Chile), Los Angeles (EUA), Bogotá (Colômbia), Quito (Equador) e Abuja (Nigéria). Os participantes - prefeitos, staff da gestão, educadores e outros atores locais - se reunirão em encontros mensais para compartilhar os desafios e oportunidades em seus municípios, além de ouvir palestrantes convidados e aprender meios técnicos para a criação de ruas melhores e mais seguras para as crianças. Também terão a oportunidade de pleitear o financiamento para a implementação de projetos em 2023.
O Acelerador de Liderança vai reunir 60 pessoas das 20 cidades para participar de um programa virtual de liderança, com duração de oito meses, que será seguido da implementação e de apoio técnico para até dez projetos de ruas focadas em crianças. “Estamos muito empolgados em trabalhar com uma gama tão diversa de cidades ao redor do mundo, que compartilham o objetivo de conceber ruas que melhorem as vidas das crianças”, explica Skye Duncan, diretora-executiva da GDCI. “Acreditamos que essas lideranças vão aprender umas com as outras, dividir seus êxitos e adaptar as boas práticas do Designing Streets for Kids para entregar mudanças duradouras e significativas em suas comunidades”.
O programa Streets for Kids visa inspirar líderes e empoderar comunidades ao redor do mundo para fazer cidades melhores para crianças e seus cuidadores. Em 2020 foi publicado o guia Designing Streets for Kids (Concebendo ruas para as crianças). Esse trabalho complementa o Global Street Design Guide, que estabelece um novo parâmetro para o desenho de ruas mais focadas em pedestres e ciclistas.