NOTÍCIAS

Cultura | 06.06.12 - 17h19

Escola Municipal Costa Porto representa Pernambuco na Rio+20

Tema “Desvendando o delicioso mundo da Geometria”, ganhador da XVII Ciência Jovem, será apresentado na Feira

Por Marcos da Silva

Alunos da Escola Municipal Professor José da Costa Porto, no Coque, que obteve o segundo lugar na XVII Ciência Jovem 2011, foram convidados a participar da Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (Femact Rio+20). O evento acontece de quarta a sexta (13 a 15 de junho), em uma área de 700m² do Armazém 4, da zona portuária, localizada na Avenida Rodrigues Alves, S/N, no Centro do Rio de Janeiro.

A Escola Costa Porto concorreu a XVII Ciência Jovem na categoria Divulgação Científica e ganhou notoriedade com a apresentação do tema “Desvendando o delicioso mundo da Geometria”. O trabalho dos alunos abordou os cinco sólidos de Platão - tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro, icosaedro – utilizando canudos, palitos e o colorido de jujubas para construir as formas geométricas.

Viajando na próxima segunda-feira (11), em companhia de dois alunos, Vinícius Santos, de 12 anos, e Alessandro Santos, 13, ambos do 7º ano do Ensino Fundamental, a professora Luíza Anselmo, criadora do método, ressalta a satisfação de alunos e professores com a oportunidade. “Foi uma surpresa! Recebemos o convite há dois meses para participar da Femact Rio+20, que é promovida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro. O método que utilizamos no trabalho tem a perspectiva de dar uma melhor compreensão dos conteúdos de maneira objetiva. É importante citar o resgate da autoestima da nossa comunidade e a melhor aprendizagem dos estudantes. É por meio da educação que estamos superando barreiras”, explica a educadora.

A Feira - Os 120 trabalhos a serem apresentados de 13 a 15 de junho na Femact Rio+20, foram produzidos por jovens do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro. O evento terá as seguintes categorias: Iniciação à Pesquisa, Divulgação Científica, Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, os mesmos abordam questões científico-tecnológicas que contribuam para a solução de problemas ligados ao meio ambiente, sustentabilidade, circulação nas grandes cidades, produção e consumo de energia, tratamento e destinação de lixo, prevenção de desastres naturais, tecnologia social e economia solidária.

Outros 40 projetos foram vencedores na edições de grandes feiras e mostras nacionais, como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), de São Paulo; Mostra de Ciência e Tecnologia (Mostratec), do Rio Grande do Sul; Ciência Jovem, de Pernambuco e Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fect), do Rio de Janeiro, em 2011.