NOTÍCIAS

Cultura | 06.06.14 - 09h13

Caminhada do Forró abre os festejos juninos no Recife

A Prefeitura do Recife abriu oficialmente o São João da cidade nesta quinta-feira (5), com a reunião de 19 artistas e mais de 100 sanfoneiros. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Uma noite de muita música, disposição e alegria. Foi assim o clima da Caminhada do Forró, que aconteceu nesta quinta-feira (5), nas ruas do Bairro do Recife. Pelo segundo ano consecutivo, o evento marca a abertura de uma das maiores festas populares da cidade e teve novidades: repentistas e aboiadores de Serrita (PE) fizeram o cortejo de abertura na Forrovioca, que saiu da Rua da Moeda arrastando centenas de pessoas até a Praça do Arsenal. O prefeito Geraldo Julio compareceu ao evento, acompanhado da secretária de Cultura, Lêda Alves, e do secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, e declarou que "Este será o maior São João que o Recife já teve".

"Foi dada a largada para os festejos juninos. Temos muitos polos, com diversas atrações, e 99% da programação composta por artistas da terra. Esta vai ser uma festa muito bonita, e muito grande também, com a novidade do polo infantil. Um São João do povo, para o povo", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Este ano, os artistas homenageados são Petrúcio Amorim e a Quadrilha Junina Arraialzinho do Cordeiro, que receberam uma placa comemorativa da Prefeitura do Recife. A festa, que teve trios pé de serra, quadrilhas e bandeiras dos santos juninos, percorreu as ruas Mariz e Barros, Avenida Rio Branco, do Bom Jesus e, chegando na Praça do Arsenal, seguiu com os shows.

Muitos fogos marcaram a noite, que conta com a apresentação de 19 artistas, como Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Josildo Sá, Liv Moraes, Irah Caldeira, Cristina Amaral, Rogério Rangel, Terezinha do Acordeon, Nádia Maia, Maria Lafayete, Pecinho Amorim, André Macambira, Camarão, Andrezza Formiga, Expresso Pau de Arara, Roberto Cruz, Benil, Beto Hortiz e Maciel Melo.

Para o casal Mário Rios e Dorineide Maria, ambos de Vitória de Santo Antão, esta é uma das melhores épocas para se visitar a cidade."Gostamos de todas as datas comemorativas, mas sem dúvida o Carnaval e o São João do Recife são grandes festas, e não pudemos ficar de fora. Este ano nos organizamos para estar na cidade neste período e curtir todos os shows.", falou Mário, que entre um passo e outro de forró também afirmou que a festa está cada ano mais bonita.

Lúcia dos Santos, aposentada, estava com um grupo de quatro amigas, e falou que não vai faltar disposição para o São João do Recife. "Vim com minhas amigas hoje, e voltarei ainda muitas vezes, com elas e com minha família. É uma festa segura, que todos podem se divertir, sejam novos ou velhos. Ainda vem muito forró pela frente, o festejo está só começando", declarou.

Enfrentamento à violência - A equipe da Secretaria da Mulher também esteve presente na caminhada levantando estandartes pelo fim da violência contra a mulher. Os pirulitos foram confeccionados por artesãs durante as oficinas de Carnaval e contém mensagens de combate ao feminicídio e apoio à igualdade de gênero.