NOTÍCIAS

Cultura | 06.06.14 - 15h03

PCR realiza sonho de 320 famílias com entrega do Habitacional Beira Rio

[caption id="attachment_46576" align="alignleft" width="680"] Nesta sexta (6), o prefeito Geraldo Julio inaugurou o conjunto residencial, que está localizado no Arruda. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Os olhos de Silvana Freire, 39 anos, só expressavam alegria. A dona de casa passou 20 minutos estática admirando o conjunto habitacional Beira Rio, no bairro do Arruda, que agora se tornou o seu lar. Depois de viver muito tempo enfrentando enchentes na comunidade Campina do Barreto - local onde morava -, a casa própria representa um sonho realizado. Construído pela Prefeitura do Recife, o habitacional inaugurado na manhã desta sexta-feira (6) dispõe de 320 apartamentos, com investimento de R$ 17 milhões. Acompanhado pela primeira dama, Cristina Mello, o prefeito Geraldo Julio visitou alguns dos apartamentos e fez questão de entregar as chaves nas mãos dos novos moradores. Esse é o segundo habitacional entregue em menos de uma semana. Na última segunda, o prefeito inaugurou o habitacional Santo Antônio, com 128 apartamentos, também no Arruda.

Na ocasião, Geraldo Julio destacou a qualidade do imóvel ao tempo em que falou da sua alegria em participar desse ato. "Qualquer entrega que fazemos nos anima, mas hoje estamos ainda mais emocionados por ganharmos a chance de ajudar, de uma única vez, 320 famílias. Vocês ganharam a chance de construir uma nova vida, com mais qualidade e é isso que queremos.Tudo foi feito com carinho e cuidado. O que está aqui não é nada a mais do que vocês merecem. Se algum dia foi diferente, foi errado", cravou. O Beira Rio integra as ações do projeto de saneamento integrado PAC Beberibe.

Por determinação do prefeito, o imóvel inaugurado é todo revestido em gesso no teto, além de cerâmica em todo o piso, paredes do banheiro e acima das pias. O padrão seguirá em todos os habitacionais entregues pela atual gestão. O conjunto Beira Rio é formado por 10 blocos de quatro andares, com 32 unidades cada um. Os apartamentos têm, em média, 41 metros quadrados e contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro área de serviço. O local dispõe ainda de quadra esportiva e área de lazer. As 320 famílias contempladas eram moradoras de comunidades das margens do Rio Beberibe.

Em seu discurso, o prefeito se emocionou ao compartilhar que reencontrou hoje famílias que foram acolhidas em abrigos, por causa da enchente provocada pelas chuvas em 17 de maio de 2013. "Eu cheguei em um abrigo às 23h e vi a situação em que as pessoas estavam por terem perdido quase tudo. Hoje, chego aqui e encontro essas pessoas recebendo os apartamentos; agora elas vão viver em uma outra condição. Então, essa é uma ação que me deixa muito feliz", comemorou.

Assim como dona Silvana, a cabeleireira Edilma Regina, 55, estava sem palavras para comemorar a conquista. "Só quem passou pelas dificuldades que enfrentamos sabe o que o dia de hoje representa em nossas vidas. Foram muitos dias dormindo assombrada com a época das chuvas, com medo de perder tudo com os alagamentos. Hoje é dia de celebrar a vitória", afirmou.

A partir deste sábado (7), as famílias já podem começar a mudança com o apoio da Prefeitura, que disponibilizará caminhões para o transporte dos móveis. Os moradores receberão, além das chaves, uma pasta com a documentação do imóvel e uma cartilha, denominada de Manual da Casa Nova. O material, elaborado pela Secretaria de Saneamento do Recife, inclui cópias das plantas baixa, das redes elétrica e hidráulica, além de uma série de recomendações sobre reformas estruturais (o que é ou não permitido), utilização de energia elétrica, água e esgoto e descarte de lixo. No manual, também constam regras sobre os direitos e deveres de cada morador.

PAC Beberibe - Com investimento total de R$ 146 milhões, o PAC Beberibe é um programa de saneamento integrado desenvolvido pela Secretaria de Saneamento e autarquia Sanear ao longo da bacia do Rio Beberibe. Vai beneficiar, diretamente, cerca de 120 mil moradores de dez bairros da zona norte da cidade, a exemplo do Arruda, Beberibe e Campina do Barreto.

Retomado pela atual gestão no ano passado, o projeto prevê obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário em dez bairros da zona norte, o que inclui a remoção, até o final do ano, de 1.496 famílias ao longo da bacia do Rio Beberibe. Além desses dois conjuntos, serão entregues mais 13 habitacionais ligados ao PAC Beberibe, sendo um ainda este mês, e o restante até dezembro.