NOTÍCIAS

Cultura | 06.06.14 - 17h20

Vigilância Sanitária do Recife interdita fábrica Quimilux e apreende 3 toneladas de produtos saneantes

A empresa foi lacrada pela segunda vez. Nenhum responsável foi encontrado no local

Em uma inspeção realizada na manhã desta sexta-feira, 06, na fábrica Quimilux, localizada na Rua Emílio Monteiro, no bairro do Ibura, a equipe da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, com o apoio da Delegacia do Consumidor, apreendeu cerca de 3 toneladas de saneantes – material de higiene e limpeza – e produtos químicos. A empresa não tem autorização para funcionar e quando os inspetores chegaram ao local, os funcionários fugiram e nenhum responsável foi encontrado. Mesmo assim a Visa lacrou o prédio e emitiu novo termo de interdição.

Esta é a segunda vez que a Quimilux é lacrada pela Vigilância Sanitária, a última foi em setembro do ano passado. “A fábrica não apresenta qualquer regulamentação para funcionar. Não tem registro na Anvisa, não oferece condições higiênico sanitárias e a estrutura física apresenta risco para os funcionários, além da manipulação de produtos químicos e armazenamento serem totalmente inadequados”, disse a chefe do setor de Controle de Alimentos e Produtos da Visa, Geise Belo.

O proprietário já responde a processo administrativo e agora receberá intimação para prestar esclarecimentos na Delegacia do Consumidor. A Vigilância identificou que a empresa está comercializando os saneantes sem autorização por meio de produto encontrado em estabelecimentos comerciais inspecionados.

Entre os saneantes apreendidos estão desinfetantes, detergentes, soda cáustica, álcool a 70%, hipoclorito de sódio, entre outros. Esses materiais são utilizados principalmente em estabelecimentos da área de saúde – hospitais, clínicas médicas. “Ao utilizar esses produtos de procedência suspeita, para desinfecção de ambientes com grande circulação de bactérias, a saúde da população está sendo posta em risco”, avaliou Geise. Ela acrescenta que uso desses materiais nas residências também oferece riscos para os consumidores ao serem expostos a substâncias químicas que podem causa intoxicação e graves problemas de saúde.