Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 06.06.16 - 13h45

Campus Party 2016 será palco da etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

img_alt

Prefeitura do Recife será, mais uma vez, um dos parceiros institucionais da Campus, que ocorre nos dias 20 e 21 de agosto. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A etapa pernambucana da Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada durante a Campus Party Recife 2016, que será realizada nos dias 20 e 21 de agosto. O evento foi confirmado e anunciado em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (6) com a presença do prefeito Geraldo Julio, do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, além de outras pessoas envolvidas na feira. Este ano, a Campus será realizada em um novo formato, denominado Campus Party Weekend, e contará com a realização da etapa estadual da Olimpíada, alcançada a partir das recentes premiações dos alunos da rede municipal de ensino público do Recife.

A Prefeitura do Recife, assim como o Governo do Estado, entram como parceiros institucionais para a realização da Campus Party Weekend. O prefeito Geraldo Julio ressaltou a importância de se realizar o evento, mesmo com as dificuldades vividas pelo país em 2016. “Este é um ano de dificuldades financeiras, mas é um ano de se fazer inovações e encontrar novos caminhos. Foi isto que a gente fez com a Campus Party. Desenhamos um modelo que já aconteceu em outros países e foi um grande sucesso”, disse.

“Teremos a Campus Party sendo realizada novamente no Recife. No Brasil, a Campus só é realizada em duas cidades e Recife é uma delas. A Campus vai contar com uma virada do sábado para o domingo, com desafios de Hackathon”, explicou. “Vamos ter mais de 100 palestras nos quatro palcos do evento, espaços para workshop, todo o conteúdo está garantido e também teremos um espaço aberto para qualquer pessoa interagir”, finalizou.

O novo formato do evento, denominado Campus Party Weekend, acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2016; um final de semana com programação simultânea de palestras, workshops, desafios, educação digital, empreendedorismo e áreas de robótica e drones. A estrutura do evento vai contar com quatro palcos (principal, inovação, ciência e empreendedorismo), dois espaços para workshop, um espaço para desafios (com programações, discussões e mentorias), além de uma sala de educação digital. Um dos principais diferenciais, as atrações da madrugada prometem deixar os jovens ligados o tempo inteiro.

Outra inovação será a realização da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica dentro da Campus. O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, revelou a importância de se trabalhar o tema dentro da feira. “As Olimpíadas de Robótica são realizadas em todo o mundo e a última realizada aqui no Brasil foi uma equipe de uma escola municipal do Recife que ganhou. A Prefeitura do Recife iniciou um trabalho de robótica nas escolas que é muito importante e a própria cidade tem uma cultura forte de robótica. Realizar a Olimpíada dentro da Campus é importante porque dá uma grande visibilidade para o tema”, destacou.

ROBÓTICA NA REDE MUNICIPAL – Alunos da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino passaram a aprender robótica em 2014, quando a Secretaria de Educação do Recife implementou o Programa Robótica na Escola. Em sala de aula, eles têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes têm contato quando vão a aulas no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) ou em eventos promovidos pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação, como a caravana de robôs nas creches municipais e as aulas de robótica específicas para os estudantes com autismo. Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental – estes últimos aprendem até a programar os robôs.

Pouco mais de um ano e meio depois da Prefeitura do Recife implantar o Programa Robótica na Escola, os alunos da rede municipal de ensino do Recife foram campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em novembro de 2015, em Uberlândia, Minas Gerais. Três estudantes do 9º ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano foram os únicos representantes de Pernambuco entre as dez equipes que chegaram à final do nível 1 (Ensino Fundamental). Com a vitória, os alunos ainda se classificaram para a RoboCup - campeonato internacional que será realizado em 2016, na Alemanha.

Antes de uma equipe da rede municipal ser campeã nacional de robótica, um grupo de alunos foi campeão da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, em 2014. Três estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco ficaram em primeiro lugar no nível 1 (Ensino Fundamental) na etapa estadual e se classificaram para a etapa nacional da Olimpíada, em São Carlos, no interior de São Paulo. Na final, a equipe estreante ficou no 13º lugar entre 24 competidores finalistas.

CAMPUS PARTY - Criada na Espanha em 1997 com o objetivo de proporcionar networking entre grupos geeks, a Campus Party já faz parte do calendário dos aficionados por tecnologia pelo mundo afora. Em 2008, foi iniciado o processo de internacionalização do evento, que ganhou edições no Brasil, Colômbia, México e Equador. Atualmente, o evento está presente em mais de 10 países como Holanda, Itália, Índia, Argentina e México, com mais de 55 edições realizadas. Em janeiro deste ano, a Campus Party Brasil chegou a sua 9ª edição na cidade de São Paulo e em Recife faz-se presente desde 2012.