Prefeitura do Recife participa de encontro sobre Segurança Pública para Copa de 2014
Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Banco Central
Na manhã desta sexta-feira (06), a Prefeitura do Recife participou do encontro de representantes de diversos órgãos das três esferas do governo. O evento, promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE), teve como objetivo integrar e fortalecer várias secretarias ligadas à segurança pública e áreas afins para os eventos da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014. O encontro aconteceu no Banco Central, locaizado na Rua da Aurora.
O representante da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Glorivan Bernardes, falou sobre o evento: “É um passo muito importante. Aqui começa o trabalho de planos táticos para as copas. A integração entre os órgãos é essencial e posso dizer que o encontro foi satisfatório para a execução dos nossos trabalhos”.
O debate contou com a participação das Secretarias da Copa de Recife e de Pernambuco, CTTU, Codecir, Guarda Municipal do Recife, polícias Federal e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, Abin, Detran, Anvisa e Anac. Cerca de 200 pessoas participaram do evento.
A assessora executiva da Secopa Recife, Ana Cláudia Mota, destacou que “queremos através desse debate, receber a Copa das Confederações e do Mundo com tranqüilidade e Segurança. E para isso precisamos fazer essa interação com outras secretarias”.
Na ocasião, foram implementadas 15 oficinas com temáticas voltadas para segurança dos eventos da Copa das Confederações e do Mundo de 2014. Entre os temas estão Segurança e imigração nas fronteiras, portos e aeroportos; Operações especiais, gerenciamento e negociação de crises; Segurança de infraestruturas vitais e críticas; Comando de incidentes e gerenciamento de riscos; Segurança de dignitários, escoltas e batedores; Áreas e Instalações de treinamento; Inteligência; Arenas de competição; Rotas e vias não urbanas e Segurança cibernética, Comunicações, Fan Fest, Acomodações, e Comando e Controle Integrados.
Os órgãos e as secretarias têm até o final de outubro para apresentar um projeto de ações de tudo que será trabalhado na Copa. Após o desfecho das apresentações, em dezembro, acontece uma simulação. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro. “Essa reunião é parte importante desse conjunto de ações que a prefeitura vem desenvolvendo com foco em segurança para Copa das Confederações e do Mundo de 2014”, afirma o subinspetor da Guarda Municipal, Lenildo Ferreira.