NOTÍCIAS

Cultura | 06.07.12 - 16h17

Prefeitura do Recife participa de encontro sobre Segurança Pública para Copa de 2014

Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Banco Central

Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Banco Central. Foto: Ivanildo Francisco

Na manhã desta sexta-feira (06), a Prefeitura do Recife participou do encontro de representantes de diversos órgãos das três esferas do governo. O evento, promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE), teve como objetivo integrar e fortalecer várias secretarias ligadas à segurança pública e áreas afins para os eventos da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014. O encontro aconteceu no Banco Central, locaizado na Rua da Aurora.

O representante da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Glorivan Bernardes, falou sobre o evento: “É um passo muito importante. Aqui começa o trabalho de planos táticos para as copas. A integração entre os órgãos é essencial e posso dizer que o encontro foi satisfatório para a execução dos nossos trabalhos”.

O debate contou com a participação das Secretarias da Copa de Recife e de Pernambuco, CTTU, Codecir, Guarda Municipal do Recife, polícias Federal e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, Abin, Detran,  Anvisa e Anac. Cerca de 200 pessoas participaram do evento.

A assessora executiva da Secopa Recife, Ana Cláudia Mota, destacou que “queremos através desse debate, receber a Copa das Confederações e do Mundo com tranqüilidade e Segurança. E para isso precisamos fazer essa interação com outras secretarias”.

Na ocasião, foram implementadas 15 oficinas com temáticas voltadas para segurança dos eventos da Copa das Confederações e do Mundo de 2014. Entre os temas estão Segurança e imigração nas fronteiras, portos e aeroportos; Operações especiais, gerenciamento e negociação de crises; Segurança de infraestruturas vitais e críticas; Comando de incidentes e gerenciamento de riscos; Segurança de dignitários, escoltas e batedores; Áreas e Instalações de treinamento; Inteligência; Arenas de competição; Rotas e vias não urbanas e Segurança cibernética, Comunicações, Fan Fest, Acomodações, e Comando e Controle Integrados.

Os órgãos e as secretarias têm até o final de outubro para apresentar um projeto de ações de tudo que será trabalhado na Copa.  Após o desfecho das apresentações, em dezembro, acontece uma simulação. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro. “Essa reunião é parte importante desse conjunto de ações que a prefeitura vem desenvolvendo com foco em segurança para Copa das Confederações e do Mundo de 2014”, afirma o subinspetor da Guarda Municipal, Lenildo Ferreira.