NOTÍCIAS

Cultura | 06.07.12 - 19h10

Turistas aprovam o São João do Recife

95% dos turistas entrevistados informaram que a festa junina do Recife foi ótima ou boa

Pesquisa avaliou o grau de satisfação dos visitantes. Foto: Inaldo Lins

Para traçar o perfil do turista que esteve na cidade durante o período junino, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, realizou, pelo segundo ano consecutivo, pesquisa que avaliou o grau de satisfação dos visitantes. Entre os dias 22 e 24 de junho, 750 questionários foram aplicados pelo Instituto Censo e avaliou, entre outros itens, a animação dos polos juninos, o local de origem dos turistas, a quantidade de dias que passaram na cidade, o gasto médio diário e a permanência média. A pesquisa foi realizada nos polos do Parque Dona Lindu, Arsenal da Marinha, Pátio de São Pedro, Sítio Trindade, Pracinha de Boa Viagem, além de alguns hotéis do Recife, Aeroporto e Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

Dos turistas entrevistados no TIP, no Aeroporto e em alguns hotéis da cidade, 95%, aprovaram o São João do Recife, informando como boa ou ótima a festa. Em 2011, a aprovação foi de 83%. Quando perguntado sobre o que turista mais se agradou no São João, com respostas espontâneas, 34% assinalou que gostou de tudo, e 26% disse que as atrações foram boas. Para os frequentadores dos polos, e não residentes do Recife, 60% veio à cidade por causa do São João.

De acordo com a pesquisa, a maior parte dos turistas hospedados nos hotéis do Recife vieram de João Pessoa, seguidos de Salvador. A procura pelo Recife durante o período junino tem aumentado a cada ano.Dos turistas entrevistados 37% vieram do Nordeste (exceto Pernambuco) e 34% da Região Sudeste. Neste São João, 37% dos hóspedes permaneceram de 3 a 5 dias no Recife. Os turistas hospedados em hotéis, e também os que passaram pelo Aeroporto e TIP, informaram que tiveram um gasto médio de R$ 423. E nos polos, o gasto médio dos turistas girou em torno de R$ 104.

Apenas 14% dos entrevistados hospedados em hotéis pernoitaram em outra cidade. A pesquisa também mostrou que 85% dos pesqusados vieram direto de sua cidade de origem ao Recife. 70% dos turistas já visitaram a cidade em outro período. Quanto ao meio de transporte, 64% utilizou o avião para chegar na capital pernambucana. Quando perguntado o motivo de ter escolhido o Recife, 22% assinalou que foi por indicação de amigos e parentes, e 14% pelo tradicionalismo do São João do Recife.

Dos turistas entrevistados no Aeroporto e no TIP e que ficou hospedado em hotéis e pousadas, 92% avaliou como boa e ótima as instalações desses equipamentos. E, 40% desses hóspedes que frequentaram algum polo de animação ofertado pela PCR, escolheram o Sítio Trindade como o mais animado. Mais de 85% dos entrevistados informaram que pretendem voltar na festa junina do próximo ano. E, 93% disse que recomendaria a cidade como destino turístico de lazer para parentes e amigos.

Serviço - Turistas e recifenses também avaliaram a iluminação das ruas, com aprovação acima de 80%. Outro item bem analisado foi a limpeza das ruas durante o São João, acima de 70% disseram ser ótima ou boa.