Vigilância Sanitária do Recife avalia como positivo o balanço das ações no ciclo junino 2012
No período, as equipes do órgão realizaram mais de 3,1 mil inspeções no comércio formal e informa da capital pernambucana
Por Clarissa Macau
Durante as festividades de São João, a Vigilância Sanitária do Recife intensificou as ações no comércio formal e informal como forma de promover e proteger a saúde da população. As equipes marcaram presença, principalmente, nos polos oficiais da Prefeitura, instalados no Sítio Trindade, em Casa amarela; no Pátio de São Pedro, em São José; na Rua Tomazina e na Praça do Arsenal, ambas no Bairro do Recife. A atuação foi forte também nos núcleos descentralizados e nos polinhos comunitários distribuídos pela Cidade.
No período, as equipes realizaram mais de 3,1 mil inspeções. As fiscalizações ocorreram em locais como unidades de saúde e barracas padronizadas, além de vendedores ambulantes. Ao todo, foram emitidas 23 notificações exigindo providências urgentes nos estabelecimentos. Um auto de infração foi lavrado em uma barraca de espetinhos cujo produto era inadequado para consumo humano. Ainda houve a apreensão e descarte do conteúdo de 64 garrafas de manteiga sem registro da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).
Segundo a gerente de Controle de Produtos da Vigilância Sanitária do Recife, Maisa Teixeira, os resultados foram bastante positivos. “Eles são reflexo das ações que desenvolvemos ao longo do ano orientando e conscientizando os comerciantes a seguir as normas da Vigilância. Em relação aos últimos anos, está clara, mais uma vez, a adoção das medidas e a consequente mudança para melhor das condições higiênicas encontradas no comércio”, comentou.