Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 06.07.17 - 18h57

Geraldo Julio prestigia abertura da 18ª Feneart

img_alt

A Prefeitura do Recife participa da Fenearte com dois estandes. Vinte artesãos ligados ao Prodarte e à Rede Tecendo Cidadania marcam presença na feira. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Teve início na tarde desta quinta-feira (6) a 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama Cristina Mello, e do Governador Paulo Câmara, prestigiou a abertura da feira. A Fenearte é realizada pelo Governo de Pernambuco e reúne artesãos e artesãs de todo estado, fomentando a cultura local e impulsionando a cadeia produtiva do artesanato pernambucano. A feira acontece no Centro de Convenções de Pernambuco e segue até o dia ‪16 de julho‬.

"Este é um evento super importante para Pernambuco e para o Recife também. A gente recebe aqui cerca de 300 mil pessoas e os artesãos, muitas vezes, têm a oportunidade de vender aqui a produção do ano inteiro. Os nossos artesãos do Prodarte e do Tecendo Cidadania encontram aqui esta mesma oportunidade. A cadeia do artesanato está também ancorada na Fenearte, que é um lugar onde as pessoas podem ver a beleza da nossa cultura e da nossa arte. Os artesãos têm a oportunidade aqui de fazer a venda direta ao visitante, mas também é um ambiente de olhar para o futuro e fechar novos negócios", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

A Prefeitura do Recife participa da Febearte com dois estandes. Participam da feira onze artesãos e artesãs vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte). O programa faz parte das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife. Além disso, 12 artesãs da Rede Tecendo Cidadania apresentaram suas produções do estande da Secretaria da Mulher do Recife.

De acordo com o Governador Paulo Câmara, esse e um espaço de incentivo para os artesãos. "Essa feira cresce a cada ano e este ano chega a sua maioridade. É a maior feira de artesanato da América Latina, que gera tantos negócios e garante aos artesãos continuar esta caminhada de valor à arte. Isto tudo é pensado para dar oportunidade e valorizar cada vez mais nossa cultura. É um espaço que nos dá a certeza que o que fazemos é forte e vivo e estará presente na vida de quem aprecia a arte nordestina", declarou.

Isa Marques, artesã integrante do Prodarte, falou da satisfação de participar do evento: "Neste momento tão difícil da economia do país, estamos, através da Prefeitura do Recife, tendo a oportunidade de participar deste evento. Estamos mostrando nosso produto, nosso valor, levando o nome da nossa cidade para o resto do estado e do mundo ".
 
INCENTIVO AO TURISMO - A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife também marca presença na Fenearte com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel. O trabalho é dar apoio aos turistas e visitantes que chegam à feira. O caminhão está estacionado em frente ao Portão A, no pavilhão do Centro de Convenções. Durante todo o período de feira, o CAT Móvel disponibilizará atendentes bilíngues, informações turísticas e materiais sobre a capital, além de sugestões de roteiros em todo o Estado.