Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 06.07.23 - 12h26

Jardim Botânico do Recife inicia programação gratuita de férias

Durante o mês de julho, equipamento ambiental oferece atividades para as crianças e toda a família, como caminhadas ecológicas e oficinas. Espaço funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 15h


O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Prefeitura do Recife, preparou uma programação de férias para a garotada neste mês de julho. A partir desta quinta-feira (6) até domingo (23), o espaço vai oferecer gratuitamente atividades, como Caminhada Ecológica e diversas oficinas de produção de muda, de pintura, de plantas medicinais, dentre outras. O JBR funciona de terça a domingo, das 9h às 15h.

Nesta quinta-feira (6), quem visitar o espaço poderá participar da Caminhada Ecológica e da Oficina de Produção de Mudas, às 10h e 14h. As atividades são para, no máximo, 30 pessoas e a inscrição deve ser feita na portaria do local, às 9h e 13h30. A caminhada tem o objetivo de aprofundar o conhecimento dos visitantes acerca das espécies nativas da Mata Atlântica e suas interações no ecossistema - além de destacar a importância da conservação da biodiversidade e apresentar os diferentes tipos de plantas, árvores e animais encontrados na região. Já na oficina de produção de mudas, os participantes terão a oportunidade de aprender algumas técnicas usadas nessa prática com o objetivo de cultivar seus próprios exemplares. Será uma oportunidade para as crianças compreenderem a importância da preservação da flora e se envolver ativamente na conservação das espécies.

Outra opção será conferir a oficina de pintura: carimbando com a natureza, na sexta-feira (7), que trará uma abordagem criativa, na qual os participantes exploraram a arte da pintura utilizando materiais naturais, como folhas e flores. Esta é uma oficina voltada para os pequenos expressarem sua criatividade enquanto se conectam com os elementos da natureza e aprendem sobre os diferentes tipos de folhas e flores encontrados no Jardim.

No sábado (8), acontecerá às 9h e 13h, a Caminhada Ecológica e aula prática. Essa atividade ajuda a compreender a interação entre plantas e insetos e proporcionará uma imersão no mundo dos polinizadores. No domingo (9), ainda terá a oficina de exsicata, onde os participantes poderão aprender sobre as técnicas que pesquisadores utilizam na coleta e prensagem de plantas, como uma forma de preservar amostras botânicas para fins educativos e científicos. Será uma atividade prática que permitirá que as crianças conheçam a diversidade da flora local e compreendam a importância da conservação dessas espécies.

Ao longo do mês o JBR ainda vai oferecer outras opções de lazer, educação ambiental e contato com a natureza, como a oficina de Land Art: mandala de folhas. Essa oficina, que acontece no dia 13 de julho, traz uma experiência artística única, na qual os participantes criarão mandalas utilizando folhas, galhos e outros elementos naturais encontrados no Jardim Botânico. Uma oportunidade para explorar a conexão entre arte e natureza, estimulando a apreciação estética do ambiente natural e despertando um senso de harmonia e equilíbrio.

Este mês também será ofertada, no dia 20 de julho, a oficina de manipulação de plantas medicinais. Que abordará de forma mais lúdica e simples os usos tradicionais das plantas na medicina popular. Nela, as crianças aprenderão sobre algumas plantas medicinais,formas corretas de preparo e utilização, além da fabricação de sabonetes naturais e outros produtos mais simples.

Para completar a programação, ainda vai rolar a oficina de compostagem. Ela vai fornecer conhecimentos práticos sobre a transformação de resíduos orgânicos em adubo, através do processo de compostagem. Os pequenos aprenderão técnicas de compostagem doméstica, entendendo como reduzir o desperdício de alimentos e contribuir para a criação de um ciclo sustentável.

Todas as atividades são gratuitas. Para participar da programação das férias é preciso chegar no local meia hora antes das práticas do turno da manhã e da tarde e todas as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.