Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 06.07.23 - 12h29

Olha! Recife desta semana terá parques, arquitetura, maçonaria e meio-ambiente e mais

img_alt

nteressados devem fazer inscrições pelo site www.olharecife.com.br, na próxima sexta-feira (7). Itinerários gratuitos são oferecidos pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer. (Foto: Divulgação/PCR)

A programação do Olha! Recife desta semana está permeada por história arquitetônica, parques, mistérios e meio-ambiente. Deste sábado (8) até a sexta-feira da próxima semana (14), será possível conhecer particularidades da capital pernambucana por trajetos a pé, de bike ou ônibus. Terá roteiros por parques populares, imersão no Jardim Botânico – espaço que contempla lazer, ciência e educação –, na arquitetura do Palácio Campo das Princesas e curiosidades da maçonaria. O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife é realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer e promove a democratização do acesso a estes espaços – com passeios gratuitos e guiados. 

Às 9h do sábado (8), o passeio a pé traz o tema Recife Maçônico. Os inscritos terão oportunidade de conhecer os mistérios da secreta sociedade maçônica, com visitas ao Liceu de Artes e Ofícios, e também pelas tradicionais Lojas Maçônicas do Recife da União e da Conciliação. Também no sábado, às 14h, tem o roteiro de ônibus, para o Jardim Botânico, com saída da Praça do Arsenal. A proposta é levar os inscritos para conhecer este espaço ambiental que contempla lazer, ciência e educação. Considerado um dos melhores do país, desenvolve projetos de pesquisa voltados para reprodução de espécies nativas e conta também com espaços temáticos e experiências como o jardim sensorial.  

Às 9h do domingo (9), tem outro passeio a pé, no Palácio Campo das Princesas. Construção de meados do século 19, que já hospedou o imperador Dom Pedro II, apresenta referências arquitetônicas do estilo neoclássico e eclético. O roteiro tem saída da Praça do Arsenal e os inscritos poderão conhecer diversas histórias que envolvem o local. Também às 9h, tem roteiro de bike, com o Circuito dos Parques. O início será na Praça do Arsenal e passará por parques como o 13 de Maio, da Jaqueira e Santana. 

Na quarta-feira (12), às 14h, há o roteiro a pé, com tema Museu da Cidade e Rua das Águas Verdes. Com saída do Centro do Atendimento ao Turista (CAT) do Pátio de São Pedro, o percurso passará pela rua das águas verdes, uma das mais antigas da capital, que remonta ao século 17, ligando dois importantes pátios do centro da cidade – do Terço e de São Pedro. Inscritos também conhecerão o acervo do Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, importante construção do século 17.  

RECIFE WALKING TOUR - Finalizando, às 9h30 da sexta-feira (14), há o Recife Walking Tour, pensado para quem quer conhecer o centro do Recife e os principais pontos turísticos e históricos do Recife Antigo. A saída será da Praça do Arsenal, levando os turistas pela rua do Bom Jesus, avenida Rio Branco, pontes da capital e museus do pátio de São Pedro e outros pontos turísticos. 

 

SERVIÇO:

Olha! Recife a pé - Recife Maçônico  

08/07, saída às 9h da Praça do Arsenal  

Inscrições, 07/07, a partir das 09h no www.olharecife.com.br  

  

Olha! Recife de ônibus - Jardim Botânico  

08/07, saída às 14h da Praça do Arsenal  

Inscrições, 07/07, a partir das 09h no www.olharecife.com.br  

 

Olha! Recife a pé - Palácio Campo das Princesas 

09/07, saída às 09h da Praça do Arsenal  

Inscrições, 07/07, a partir das 09h no www.olharecife.com.br  

 

Olha! Recife de bike - Circuito dos Parques 

09/07, saída às 9h da Praça do Arsenal  

Inscrições, 07/07, a partir das 09h no www.olharecife.com.br  

 

Olha! Recife a pé - Museu da Cidade e Rua das Águas Verdes 

12/07, saída às 14h do Pátio de São Pedro (Centro de atendimento ao turista - CAT) 

Inscrições, 07/07, a partir das 09h no www.olharecife.com.br  

 

Olha! Recife a pé - Recife Walking Tour 

14/07, saída às 09h30 da Praça do Arsenal  

Inscrições, 07/07, a partir das 09h no www.olharecife.com.br