Reeducandas da Bom Pastor recebem certificados de participação em oficinas de computação, música e artesanato
Alegria e animação marcaram a tarde desta segunda-feira (6) de 314 reeducandas da Colônia Penal Feminina Bom Pastor. Elas receberam, numa festa promovida na unidade prisional pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), certificados de participação nas oficinas de computação, música e artesanato. As oficinas foram realizadas por meio dos projetos Juventude Digital, Juventude de Terreiro e Inserção no Mundo das Artes, oferecidos pela Prefeitura do Recife. Os cursos fazem parte das ações de reintegração social desenvolvidas pela PCR em parceria com o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania – Pronasci.
A unidade prisional recebeu decoração especial para a ocasião, que foi ornamentada com os trabalhos desenvolvidos pelas detentas durante as oficinas de artes. Na programação, apresentações do Grupo Pé no Chão e das meninas do grupo de percussão da Colônia Penal. A mesa do evento foi composta pela diretora de Segurança Cidadã, Cacilda Medeiros; o assessor executivo da Secretaria de Direitos Humanos, Cirilo Mota; o representante do Ministério da Justiça, Gabriel Beltrão, além da chefe executiva da Colônia Penal Bom Pastor, Allana Couto e da reeducanda do grupo de percussão, Glauciele Maria, que recebeu o certificado representando as demais participantes.
"A Secretaria de Direitos Humanos quer proporcionar a inclusão e o resgate da cidadania para essas mulheres, que independentemente da condição de detentas, são seres humanos e merecem essa oportunidade, seja através da expressão, criatividade, habilidade, ou com a possibilidade de fazer arte”, destacou Cirilo Mota.
Evany Evaristo da Silva, 27 anos, uma das alunas do Projeto Juventude de Terreiro, não escondeu a alegria de participar da ação: “essa oportunidade é maravilhosa para nós que passamos 24 horas presas aqui dentro, este curso caiu do céu, eu espero que quando eu sair tenha chances de dar continuidade ao que aprendi. Gostaria de agradecer aos professores e a Prefeitura por nos proporcionar essa grande alegria”.