NOTÍCIAS

| 06.08.13 - 15h20

Profissionais da Maternidade Bandeira Filho participam de curso de Sensibilização em Aleitamento Materno

O curso faz parte das atividades da Secretaria de Saúde do Recife em comemoração à Semana Mundial de Amamentação (Smam)

Os profissionais do corpo não clínico (vigilante, auxiliar de serviços gerais e gerente administrativo) da Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados, participaram de um curso de sensibilização em aleitamento materno. A iniciativa integrou o conjunto de atividades programadas pela Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) para comemorar a Semana Mundial da Amamentação (Smam).

A oficina teve como objetivo orientar os funcionários da unidade sobre a importância do aleitamento materno e as técnicas adequadas de amamentação. “Trazer esse tema para o debate é muito importante porque as pesquisas demonstram que o aumento do consumo de alimentos industrializados acarretou a queda do aleitamento materno e o aumento do índice de mortalidade infantil”, destacou a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Bandeira Filho, Tereza Freire.

A amamentação é a atividade mais natural e benéfica que a mãe poder dar para o bebê. As crianças alimentadas com leite materno têm menos probabilidade de desenvolver diabetes infantil, infecções respiratórias, alergias e obesidade. “Nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite da mãe oferece tudo de que o recém-nascido precisa”, informou a médica pediátrica e técnica da coordenação da Política de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, Lucia Trajano.

A auxiliar de serviços gerais, Maria Laura, avaliou o encontro como positivo e comprometeu-se em atuar como agente multiplicadora do tema. “Tudo o que aprendi nesse curso vou repassar para os meus familiares e colegas de trabalho”, afirmou.