NOTÍCIAS

Cultura | 06.08.14 - 16h03

Clube Carnavalesco Seu Malaquias inicia temporada de espetáculo sobre o frevo

[caption id="attachment_47920" align="alignleft" width="680"] O Clube Seu Malaquias foi fundado em 1954 e participa de carnavais de rua com seu boneco gigante, sempre vestido nas cores vermelho e branco. (Foto: Divulgação)[/caption]

O frevo, expressão reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade, é o foco do espetáculo “Frevo da Humanidade na Arte da Dança e da Música”, do Clube de Bonecos Seu Malaquias. O grupo realiza, até o dia 17 de agosto, um circuito de apresentações pelos estados de Tocantins e do Rio de Janeiro, para divulgação do ritmo através de shows e oficinas. O projeto de salvaguarda do patrimônio foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

Serão realizadas 12 apresentações, onde o ritmo será mostrado ao público através da música e da dança, com grupo de passistas acompanhado por orquestra de frevo, além da participação do boneco gigante de Seu Malaquias, fundador da agremiação. Os encontros contarão também com falas da pesquisadora de cultura popular e assessora da Secretaria de Cultura do Recife, Carmem Lélis.

Além dos espetáculos, uma oficina de dança será ministrada por um passista do Clube Seu Malaquias. O momento terá 30 minutos de duração, em que serão ensinados os movimentos básicos do passo, nome dado à dança do frevo. As oficinas acontecerão nas cidades de Palmas, Aparecida de Rio Negro, Miranorte e Monte do Carmo, em Tocantins, e Rio de Janeiro, Cabo Frio, Niterói e Vassouras, no Rio de Janeiro.

O Clube Seu Malaquias foi fundado em 1954 e participa de carnavais de rua com seu boneco gigante, sempre vestido nas cores vermelho e branco. Em dezembro de 2012, o Clube integrou a delegação representativa do frevo pelo Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, quando o ritmo ganhou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade na sede da UNESCO.