NOTÍCIAS

| 06.08.15 - 15h08

​1º Mamaço da Upinha do Bongi/Novo Prado estimula mães a amamentarem seus bebês

img_alt

A atividade faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

Praticamente todas as mães de primeira viagem passam por algum período em que questionam se estão produzindo leite suficiente para seus bebês. Algumas dúvidas acabam até dificultando a amamentação. Conscientizar sobre a importância da amamentação e esclarecer sobre os mitos que podem atrapalhar esse ato foi justamente a proposta do 1º Mamaço promovido, na manhã desta quinta-feira (06), na Upinha Dia Bongi / Novo Prado. A atividade faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, que acontece até amanhã (7).

O evento começou com uma dinâmica de grupo com as mulheres para que elas relaxassem. Em seguida, numa roda de diálogo, cada uma contou sua experiência e as barreiras que venceram no período de amamentação. Para a enfermeira Wilma Farias, é muito gratificante ouvir depoimentos positivos das mães. “Aqui elas passam por todo acompanhamento desde o pré-natal até os bebês completarem dois anos de idade. As mães que têm dificuldade para amamentar recebem a visita puerperal, em que recebem orientações sobre massagem para o seio e também sobre como acomodar melhor o bebê no colo”, disse Wilma.

Para as mamães de primeira viagem, a dificuldade é maior no início da amamentação. Foi o caso de Patrícia, de 24 anos. “Quando minha filha nasceu, eu não tive leite, ficava empedrado, os mamilos rachados, não conseguia alimentá-la. Mas depois tive todo acompanhamento dos profissionais da Upinha, eles visitaram minha casa e ensinaram a massagear o peito, para estimular a saída do leite. Hoje minha filha mama normalmente, foi uma vitória”, comemorou Patrícia.

Programação – Nesta sexta (7), dentro da programação da SMAM, haverá palestras e rodas de diálogos sobre aleitamento materno, campanha para doação de vidros para o Banco de Leite Humano da Maternidade Professor Bandeira Filho, com visita ao local, e sensibilização porta a porta com moradores – esta última acontecerá na comunidade da Mangueira.