NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 06.08.15 - 11h21

Recife 2030: Cidade Inteligente é tema de jantar de negócios no Inovaway

img_alt

Ações que colocam a cidade na rota das smart citie foram discutidas no evento. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)

 

A Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo participou do jantar de negócios do Inovaway, na última terça-feira (4), no restaurante Spettus, no bairro do Derby. Na ocasião, investidores e principais nomes da área de tecnologia e inovação discutiram sobre cidades inteligentes e humanas. A conversa girou em torno do tema Recife 2013: Cidade Inteligente, com projetos e pontos de vista que fazem a cidade entrar na rota das smart cities.

Para a roda de diálogos, foram convidados a gestora da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Mônica Barradas, o professor e fomentador de células empreendedoras, Genésio Gomes, o coordenador nacional da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes, Cláudio Nascimento e o gerente de negócios da Joy Street, João Tiago.

Mônica Barradas, em sua fala, comentou das ações da Prefeitura voltadas para a tecnologia e inovação, como a Campus Party e o programa de robótica nas escolas municipais. "Estamos em um momento que se discute bastante a questão do futuro. Acabamos de sair da Campus Party, com 60 mil pessoas participando e mais de 200 start ups inscritas. Houve um momento de interação entre o cidadão e os problemas da cidade. Levamos sete projetos para os programadores desenvolverem soluções tecnológicas", disse.

Em relação ao futuro, Genésio comentou sobre os desafios da tecnologia de melhorar a vida urbana, uma vez que mais da metade da população irá habitar os espaços urbanos, nos próximos anos. O professor ainda ressaltou a importância dos livings labs ou seja, pessoas pensando soluções inovadoras, dentro das comunidades, junto ao poder público para seu cotidiano. Aliar as universidades às comunidades é um dos passos importantes na construção de cidades inteligentes e humanizadas, segundo Genésio.

Para finalizar, Cláudio Nascimento, comentou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no município de Olinda como o diálogo inclusivo da política do solo. Além disto, o gestor comentou sobre a Rede de Cidades Inteligentes e Humanas que reúne 31 cidades, sendo três delas em Pernambuco, que irão receber até R$ 30 milhões de dólares da União Europeia para financiar projetos que reforcem a sustentabilidade, aliada ao uso de tecnologias que promovam a solução de problemas urbanos, de forma inclusiva.