Amistoso Brasil x China servirá como evento teste dos serviços de Saúde para a Copa do Mundo de 2014
No dia do jogo, aproximadamente 30 inspetores irão se revezar em três turnos que terão início às oito da manhã e seguirão até às 23h
Por Tádzio Estevam
O amistoso que acontecerá entre a seleção brasileira e chinesa na próxima segunda-feira (10) no Estádio José do Rêgo Maciel, localizado no bairro do Arruda, servirá como segundo teste de um grande evento de massa para avaliar os serviços da Secretaria de Saúde do Recife com vistas à Copa do Mundo de 2014. O primeiro teste ocorreu durante o desfile Galo da Madrugada, no Carnaval Multicultural do Recife deste ano, quando a Vigilância à Saúde - por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica -, trabalhou para garantir a segurança à saúde dos foliões, uma vez que a Cidade sediará parte da competição. O jogo é uma realização da organização da Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa) que também irá avaliar o desempenho dos profissionais da secretaria.
Durante o evento serão instaladas barreiras sanitárias nas entradas do estádio para impedir o acesso de bebidas caseiras, água em saquinho ou sem origem identificada, gelo sem procedência, produtos de origem animal sem registro no órgão competente ou sem acondicionamento adequado e alimentos impróprios para consumos (vencidos, adulterados e deteriorados). Além disso, os inspetores também irão realizar inspeção sanitária no comércio formal e informal no entorno do evento apreendendo e inutilizando aqueles produtos clandestinos ou impróprios para o consumo; e comunicar, em tempo real, qualquer informação sobre a ocorrência de surtos e emergências epidemiológicas que coloquem em risco a saúde da população. Essas informações serão repassadas para a Vigilância Epidemiológica.
No dia do jogo, aproximadamente 30 inspetores irão se revezar em três turnos que terão início às oito da manhã e seguirão até às 23h na inspeção das boas práticas de manipulação de alimentos e nos dois buffets contratados. Contudo, desde o início desta semana, várias mobilizações foram realizadas. Técnicos da Vigilância Sanitária realizaram capacitações sobre a manipulação com o comércio informal. Também foram feitas inspeções nas drogarias e postos de saúde localizados no entorno do estádio, reuniões de articulação com a Polícia Militar, Dircon, Emlurb e Guarda Municipal. Na última quarta-feira (05) houve a Fiscalização Preventiva Integrada com a participação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PE). Na ocasião foram detectados alguns pequenos ajustes que precisarão ser feitos como ausências de algumas torneiras na área onde serão comercializados os alimentos, a impermeabilização do balcão do bar que atende a arquibancada do piso inferior, a troca de algumas placas do balcão do bar do nível superior.
Após o jogo, duas avaliações serão realizadas. A primeira com o grupo técnico da própria Vigilância Sanitária e a segunda com o grupo técnico da Copa de 2014.