Moradores da Mangueira e Areias recebem unidades de saúde totalmente reformadas
Investimento nas duas unidades foi de R$ 139 mil
Por Tádzio Estevam
A Saúde do Recife amplia cada vez mais a oferta de serviços à população. Como exemplo disso, somente nesta quinta-feira (06), o secretário da pasta municipal, Humberto Antunes, entregou aos moradores do bairro da Mangueira e Areias, no Distrito Sanitário V (Zona Sudeste do Município), duas Unidades de Saúde da Família (USF) totalmente novas que passaram por reforma e ampliação na estrutura física. A empreitada das duas ações recebeu um investimento de R$ 139 mil.
A reestruturação da USF Mangueira I começou em maio. As intervenções incluíram recuperação do telhado e dos sistemas hidráulico e elétrico, além de pintura gral, instalação de cerâmica e mudança na caixa d’água. O local ainda ganhou nova aplicação de gesso e equipamentos de ar condicionado, bem como uma cobertura na área de acesso. Já na USF Jardim Uchôa, os serviços executados tiveram início em julho. A reforma envolveu a troca total da coberta, aplicação de cerâmica, pintura geral, construção de cisterna e a climatização de todos os setores. A recepção, clínica médica e os setores de marcação de consulta e expurgo também passaram por melhorias. O funcionamento das unidades terá início na próxima segunda-feira (10). De acordo com o secretário, as melhorias das unidades reafirma o compromisso da gestão. “Acreditamos que a Atenção Básica no Recife está ampliando a promoção da saúde e da assistência necessária à população. Fazer saúde não é somente tratar a doença, e sim, garantir o acesso aos melhores serviços que são oferecidos nas nossas unidades, ainda mais quando elas estão assim novinhas”, disse.
Assim como o secretário, os usuários também comemoraram as novas estruturas. “Antes da reforma já tínhamos um bom atendimento. Agora espero que fique ainda melhor”, desejou a dona de casa Eliane Maria Ribeiro, moradora da Mangueira. Já em Jardim Uchôa, a líder comunitária Lúcia Maria dos Santos, não acreditou quando viu o prédio recuperado. “Está muito lindo!. Antes o espaço era pequeno, calorento e os médicos revezavam as poucas salas para atender os usuários. Agora cada profissional tem sua sala o que irá acelerar o atendimento. Além disso, o posto está todo fresquinho, sem aquele calor infernal que fazia quando estava cheio de gente. Parabéns para a Prefeitura do Recife”, comentou.
Segundo a diretora do Distrito Sanitário V, Márcia Oliveira, a realização das intervenções impactará na qualidade do serviço oferecido nos locais. “As unidades são praticamente novas, com ambiente bem mais agradável que antes. A assistência deverá se tornar mais dinâmica e otimizada, podendo até abranger um número maior de pessoas em relação à situação anterior. Além disso, o atendimento voltará a ficar ainda mais perto da população desses bairros”, completou. Durante as reformas, a assistência aos usuários das duas unidades foi oferecida temporariamente em outras unidades estruturadas pela rede municipal.