NOTÍCIAS

Cultura | 06.09.13 - 16h37

Bairros da Zona Oeste do Recife recebem plantio de 1.800 árvores

[caption id="attachment_38150" align="alignleft" width="680"] O plantio das 1.800 árvores levará três meses para ser concluído. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

A iniciativa tem o objetivo de combater as ilhas de calor  formadas após o intenso processo de urbanização das áreas

As ruas do Engenho do Meio, Iputinga e Cordeiro estão ficando mais arborizadas. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, deu início, nesta sexta-feira (06), ao plantio de 1.800 mudas que contemplarão cerca de 50 vias dos três bairros. Os trabalhos para ampliar a cobertura de verde começaram pela Rua Padre Rodrigues Campêlo, no Engenho do Meio, onde foram colocadas Amesclas de Cheiro, Flamboyanzinhos e Ipês roxos. A iniciativa tem o objetivo de combater as ilhas de calor formadas após o intenso processo de urbanização desses locais.

“No Recife, a cobertura verde está mais concentrada nas áreas de preservação ambiental, enquanto as vias urbanas apresentam uma carência. Somado ao processo de urbanização, a falta de árvores contribui na formação de ilhas de calor. Por isso, estamos concentrando esforços para arborizar a malha viária da cidade”, frisou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa. Ainda, segundo ela, pesquisas realizadas pelo Instituto Pelópidas da Silveira mostram que o Recife já registra um aumento de até 7°C na temperatura de locais menos arborizados.

A região escolhida para receber a ação possui um aspecto favorável à recomposição da flora. Os logradouros possuem calçadas com boas dimensões para receber as mudas, que vão variar de pequeno a grande porte. “Estamos usando cerca de 20 espécies de plantas, sendo a maioria nativa da Mata Atlântica. As árvores terão porte adequado a cada calçada, conforme mapeamos antecipadamente. Vamos reconstituir a vegetação favorecendo o clima, pois as árvores filtram poluentes, absorvem radiação solar e aumentam a umidade relativa do ar”, detalhou a secretária.

O serviço será executado em cinco blocos. O primeiro beneficia o Engenho do Meio, com 391 mudas. Nas próximas semanas, a ação segue pelas ruas João Martins de Ataíde, Manoel Estevão da Costa, Múcio Uchoa Cavalcante, Horácio Pires Galvão, Lopo Garro, Barros Lins, Francisco Bezerra Monteiro, Manoel Corte Real e Antonio Borges Uchoa. O plantio das 1.800 árvores levará três meses para ser concluído e, entre as espécies utilizadas, estão: Pau Brasil, Amescla de Cheiro, Pata de Vaca, Coité, Quaresmeira, Aroeira, Urucum, Andiroba, Angelim, Craibeira, Ipês Roxo, Amarelo e Rosa.

A iniciativa faz parte de uma compensação estabelecida pelo Município às empresas Sciortino Incorporadora; Azevedo e Castro Engenharia; e Pernambuco Construtora. Essa mitigação integra o Projeto de Revitalização/Implantação de Áreas Verdes (PRAVs) e está prevista em lei municipal (nº 16.243/96). Ela é promovida sempre que uma companhia opta por erguer empreendimentos em setor de sustentabilidade ambiental, isto é, em quadras situadas às margens de rios e cursos d’água, ou ainda em quadras limítrofes ao Parque dos Manguezais e dos cais da cidade.

Além do plantio, as empresas ficam responsáveis por fazer a manutenção das plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais (adubar, corrigir o solo, irrigar, fazer o tutoramento das plantas, etc). Os custos e a execução da iniciativa ficam a cargo das instituições privadas, sendo orientadas e fiscalizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. “A iniciativa privada tem a responsabilidade de manter as plantas e até fazer o replantio em caso de morte do vegetal. Mas, a população pode ajudar nesse cuidado e avisar se algo estiver errado”, acrescentou Cida Pedrosa, informando que a população pode entrar em contato com a secretaria pelo 0800.720.4444.